Vera Regina Lúcio. Formação Docente na Educação de Pessoas Jovens e Adultas.. 01/02/2006

 1v. 126p. Mestrado. UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Verônica Gesser

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central Comunitária da UNIVALI.

 

Palavras - chave:

 Educação de jovens e adultos, formação docente, aprendizagem

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Valeria Silva Ferreira

 

 Vera Maria Nigro de Souza Placco

 

Linha(s) de pesquisa:

 Formação Docente e Identidades Profissionais  Formação do professor e seus desdobramentos teórico-práticos. Investigação da formação profissional do professor. Processos históricos de profissionalização, bem a construção de sua identidade docente. Currículos de formação inicial e continuada.

 

Dependência administrativa

  Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 Esta pesquisa teve como objetivo avaliar como a disciplina tópicos especiais – educação de pessoas jovens e adultos, do curso de pedagogia da univali, campus São José tem contribuído para a formação de profissionais que pretendem trabalhar com jovens e adultos, nas séries iniciais do ensino fundamental. Optou – se pela pesquisa qualitativa e a coleta de dados se deu pela consulta aos documentos institucionais, para melhor conhecimento do curso; entrevista com a coordenação dos cursos de pedagogia da univali nos campi de Itajaí e São José; aplicação de questionário e entrevista com as egressas e egresso do curso de pedagogia – São josé que cursaram a disciplina tópicos especiais – EJA em 2003/02. Como procedimento de análise dos dados foi empregado a análise temática das narrativas, tendo por base a análise de conteúdo. Os resultados obtidos na analise dos dados indicados que a referida disciplina contribuiu a oportunizar fundamentação básica para o inicio do trabalho com a EJA e foram assim categorizados: contribuição da pedagogia na formação para atuar em EJA, conhecimento sobre a EJA, conhecimento construído a parti da disciplina tópicos especiais – EJA, formação docente x pedagogia x EJA. Já em relação á carga horária prevista para a disciplina ( tópicos especiais – EJA ) foi levantada a necessidade de amplia – lá, haja, haja vista a necessidade de contemplar a prática pedagógica para melhor dimensionamento da teoria estudada e a parti de então criar mecanismos para a inclusão da EJA nas práticas de ensino. Os dados também apontaram uma preocupação com a formalização dos documentos oficiais (Parâmetros Curriculares Nacionais, Proposta Curricular de santa Catarina ) que não contemplam a EJA no processo de formação docente. Um outro resultado dessa pesquisa é que, mesmo desconhecendo os pressupostos teóricos que orientam o processo ensino e aprendizagem na educação de jovens e adultos, o egresso e as egressas não manifestaram em suas falas, a consciência da importância de tais conhecimentos como contribuição da tópicos especiais – educação de jovens e adultos, para construção dos saberes necessários para a docência em EJA. Assim, de acordo com os pressupostos pedagógicos necessários á pratica docente na EJA pinçados da literatura e apresentado na fundamentação, e que não foram caracterizado como contribuição da disciplina, objetos de estudo desta pesquisa, evidenciei que as contribuições desta disciplina se deram apenas em nível informativo de caráter mais genérico, não atendendo ás especificidades tais como os saberes necessários á docência em EJA.