Vera Regina Lúcio. Formação
Docente na Educação de Pessoas Jovens e Adultas.. 01/02/2006
1v. 126p. Mestrado. UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Verônica Gesser
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central Comunitária da UNIVALI.
Palavras - chave:
Educação de jovens e adultos, formação docente, aprendizagem
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Valeria Silva Ferreira
Vera Maria Nigro de Souza Placco
Linha(s) de pesquisa:
Formação Docente e Identidades Profissionais Formação do professor e seus desdobramentos teórico-práticos. Investigação da formação profissional do professor. Processos históricos de profissionalização, bem a construção de sua identidade docente. Currículos de formação inicial e continuada.
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
Esta pesquisa teve como objetivo avaliar como
a disciplina tópicos especiais – educação de pessoas jovens e adultos, do curso
de pedagogia da univali, campus São José tem
contribuído para a formação de profissionais que pretendem trabalhar com jovens
e adultos, nas séries iniciais do ensino fundamental. Optou – se pela pesquisa
qualitativa e a coleta de dados se deu pela consulta aos documentos
institucionais, para melhor conhecimento do curso; entrevista com a coordenação
dos cursos de pedagogia da univali nos campi de
Itajaí e São José; aplicação de questionário e entrevista com as egressas e
egresso do curso de pedagogia – São josé
que cursaram a disciplina tópicos especiais – EJA em 2003/02. Como procedimento
de análise dos dados foi empregado a análise temática
das narrativas, tendo por base a análise de conteúdo. Os resultados obtidos na
analise dos dados indicados que a referida disciplina contribuiu a oportunizar
fundamentação básica para o inicio do trabalho com a EJA e foram assim
categorizados: contribuição da pedagogia na formação para atuar em EJA,
conhecimento sobre a EJA, conhecimento construído a parti da disciplina tópicos
especiais – EJA, formação docente x pedagogia x EJA. Já em relação á carga
horária prevista para a disciplina ( tópicos especiais
– EJA ) foi levantada a necessidade de amplia – lá, haja, haja vista a
necessidade de contemplar a prática pedagógica para melhor dimensionamento da
teoria estudada e a parti de então criar mecanismos para a inclusão da EJA nas
práticas de ensino. Os dados também apontaram uma preocupação com a
formalização dos documentos oficiais (Parâmetros Curriculares Nacionais,
Proposta Curricular de santa Catarina ) que não contemplam
a EJA no processo de formação docente. Um outro resultado dessa pesquisa é que,
mesmo desconhecendo os pressupostos teóricos que orientam o processo ensino e
aprendizagem na educação de jovens e adultos, o egresso e as egressas não
manifestaram em suas falas, a consciência da importância de tais conhecimentos
como contribuição da tópicos especiais – educação de
jovens e adultos, para construção dos saberes necessários para a docência