Lucília Maria Barbosa de Aguiar. O PROJETO DE EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES – PET – E A CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA EM EJA A PARTIR DO MOVIMENTO SINDICAL. 01/02/2006

 1v. 115p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Sonia Maria Rummert

 Biblioteca Depositaria: Central do Gragoatá

 

Palavras - chave:

 PROJETO DE EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES - EJA

 

Banca examinadora: 

 Gaudencio Frigotto

 

 Maria Lídia Souza da Silveira

 

Linha(s) de pesquisa:

 O mundo do trabalho e a formação humana  Centra-se em temas vinculados aos fundamentos econômicos, culturais, políticos e sociais do trabalho e dos processos formativos humanos.

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 Resumo tese/dissertação:

 A presente dissertação faz parte de uma história muito anterior a sua elaboração. É parte de um processo de formação no qual me inseri em 1988, ano em que iniciei minha atividade profissional como educadora de adultos. A partir daí, toda minha trajetória esteve vinculada a essa modalidade de ensino não só como uma atividade profissional, mas como escolha de vida referenciada numa concepção de mundo.No primeiro capítulo, procurei analisar o mundo do trabalho tal como hoje está configurado com o fito de perceber como atual estágio de expansão e de consolidação do capitalismo, estruturado em torno da lógica da mundialização do capital, reordena o mundo do trabalho. Procurei, ainda, dar destaque às implicações das transformações no mundo do trabalho para os trabalhadores. Nessa perspectiva, o processo de metamorfose realizado na Central única dos Trabalhadores foi tratado, dando ênfase, especialmente, a formação sindical dos trabalhadores. Empreendi esforço a fim de compreender os condicionantes históricos e as escolhas empreendidas pela CUT,no campo da formação dos trabalhadores, que lhe imprimiu um novo perfil.Discutimos ainda o processo de constituição da Rede de formação, composta hoje por 7 escolas, pelas estruturas verticais e horizontais da Central.No segundo capítulo procuramos discutir a concepção metodológica desenvolvida pela Escola Sindical 7 de Outubro e os processos formativos por ela realizados.O capítulo também discute os caminhos que levaram a Escola Sindical à propor para os sindicatos e para o poder público a constituição de uma proposta pedagógica de educação de jovens e adultos. Procuramos analisar a gênese do PET, sua vinculação com o movimento sindical e as estratégias para que o Projeto se constituísse efetivamente numa política pública de EJA elaborada e executada segundo a lógica do trabalho. Descrevemos a concepção metodológica do Projeto e sua ação político pedagógica. Procuramos dialogar com os sujeitos do PET, professores, alunos, entre outros, a fim de compreender o processo político educativo desenvolvido nos dez anos da experiência. Por fim, no terceiro capítulo procuramos compreender o que denominamos de deslocamento teórico-metodológico da proposta. Desenvolvemos uma análise, na perspectiva do trabalho como princípio educativo, onde percebemos que, paulatinamente o PET vai dando espaço a concepções que retiram a centralidade do trabalho na formação humana e se configura hoje numa proposta de Educação de jovens e adultos nos marcos da visão hegemônicas.