VILSON JOSÉ DE SENE.
EDUCAÇÃO E CERTIFICAÇÃO ESCOLAR DE TRABALHADORES ADULTOS QUEM GANHA O QUÊ?. 01/09/2005
1v. 90p. Mestrado.
UNIVERSIDADE DE SOROCABA - EDUCAÇÃO
Orientador(es): LUIZ
PERCIVAL LEME BRITTO
Biblioteca Depositaria: ALUISIO DE ALMEIDA
Palavras
- chave:
Educação Escolar; Educação de Adultos;
Formação;
Área(s)
do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca
examinadora:
CELSO DO PRADO FERRAZ DE CARVALHO
Linha(s)
de pesquisa:
CONHECIMENTO E COTIDIANO ESCOLAR Investiga diferentes
formas de produção e circulação de conhecimento no cotidiano escolar. A partir
das relações entre Educação e Sociedade, dos processos de ensino-aprendizagem e
das práticas pedagógicas.
Dependência
administrativa
Particular
Resumo
tese/dissertação:
Nesta dissertação, inserida na linha de
pesquisa Conhecimento e Cotidiano Escolar, PPGE-uniso,
buscou-se investigar em que medida a experiência escolar formal de
trabalhadores adultos em um programa de Educação de Ensino fundamental de EJA
contribui para sua formação e promove modificações em seu conhecimento escolar
e em seu nível de alfabetismo. Buscou-se também
verificar que efeitos esta experiência tem sobre sua auto-estima, suas
perspectivas de estudo e formação e sua segurança profissional. Para tanto, foram
selecionados sete trabalhadores de uma indústria do ramo metalúrgico da região
de Sorocaba que, após longo período de interrupção, retomavam seus estudos
através da adesão ao programa de escolaridade formal (TELECURSO 2000) oferecido
pela empresa, os quais foram submetidos a uma entrevista em que dissertavam
sobre o sentido e os efeitos desta experiência. A análise dos dados reunidos
não permite pedir o aprendizado destes sujeitos, mas é possível sustentar que a
experiência escolar, ainda que aparentemente não tenha ocasionado
transformações significativas em seu conhecimento, implicou maior auto-estima e
segurança profissional (ganho subjetivo), em que pese também ter reforçado nos
sujeitos concepções conservadoras do que seja e de para que serve
a educação escolar.