VILSON JOSÉ DE SENE. EDUCAÇÃO E CERTIFICAÇÃO ESCOLAR DE TRABALHADORES ADULTOS QUEM GANHA O QUÊ?. 01/09/2005

 1v. 90p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE SOROCABA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO

 Biblioteca Depositaria: ALUISIO DE ALMEIDA

 

Palavras - chave:

 Educação Escolar; Educação de Adultos; Formação;

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 CELSO DO PRADO FERRAZ DE CARVALHO

 

Linha(s) de pesquisa:

 CONHECIMENTO E COTIDIANO ESCOLAR  Investiga diferentes formas de produção e circulação de conhecimento no cotidiano escolar. A partir das relações entre Educação e Sociedade, dos processos de ensino-aprendizagem e das práticas pedagógicas.

 

Dependência administrativa

  Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 Nesta dissertação, inserida na linha de pesquisa Conhecimento e Cotidiano Escolar, PPGE-uniso, buscou-se investigar em que medida a experiência escolar formal de trabalhadores adultos em um programa de Educação de Ensino fundamental de EJA contribui para sua formação e promove modificações em seu conhecimento escolar e em seu nível de alfabetismo. Buscou-se também verificar que efeitos esta experiência tem sobre sua auto-estima, suas perspectivas de estudo e formação e sua segurança profissional. Para tanto, foram selecionados sete trabalhadores de uma indústria do ramo metalúrgico da região de Sorocaba que, após longo período de interrupção, retomavam seus estudos através da adesão ao programa de escolaridade formal (TELECURSO 2000) oferecido pela empresa, os quais foram submetidos a uma entrevista em que dissertavam sobre o sentido e os efeitos desta experiência. A análise dos dados reunidos não permite pedir o aprendizado destes sujeitos, mas é possível sustentar que a experiência escolar, ainda que aparentemente não tenha ocasionado transformações significativas em seu conhecimento, implicou maior auto-estima e segurança profissional (ganho subjetivo), em que pese também ter reforçado nos sujeitos concepções conservadoras do que seja e de para que serve a educação escolar.