Galdino Toscano de Brito Filho. Ensino noturno: influência das
condições sociais no fracasso escolar. 01/03/2001
1v. 165p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOA - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Maria Deusa de Medeiros
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da UFPB
Palavras - chave:
Fracasso escolar; Ensino noturno; Aluno-trabalhador
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Otávio Machado Lopes de Mendonça
Linha(s) de pesquisa:
Educação Básica Estudo, Análise e Qualificação da situação atual, tendência da educação Básica e sua relação com a Educação Popular
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Este trabalho tem como tema central o ensino noturno na escola pública de Educação Básica e as condições sociais e econômicas que influenciam no processo de evasão escolar, repetência e, conseqüentemente, no fracasso dos jovens e adultos trabalhadores. Tem como objeto de estudo a análise das representações sociais de professores e alunos sobre a escola e o ensino noturno e as condições sociais que influenciam o fracasso escolar. Busca levantar reflexões em torno do atual quadro de precariedades do ensino público brasileiro prestado às camadas populares. Procura discutir e refletir com professores e alunos a possibilidade de se construir uma escola que atenda às expectativas e necessidades da camada oprimida da nossa sociedade. Retrata a conjuntura atual da educação pública, caracterizada pela desestruturação e desorganização, oferecendo aos segmentos minoritários da sociedade um ensino de péssima qualidade, afetando dentre estes os alunos-trabalhadores do ensino noturno e suas respectivas condições sociais. A pesquisa toma como referência diversas obras de autores relacionadas com o tema e ao objeto de conhecimento. Busca oferecer subsídios para a compreensão das condições sociais e suas influências no fracasso da escola, especialmente a de ensino noturno.