Galdino Toscano de Brito Filho. Ensino noturno: influência das condições sociais no fracasso escolar. 01/03/2001

 1v. 165p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Maria Deusa de Medeiros

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da UFPB

 

Palavras - chave:

 Fracasso escolar; Ensino noturno; Aluno-trabalhador

 

 

Área(s) do conhecimento:   EDUCAÇÃO

 

 

Banca examinadora: 

 Otávio Machado Lopes de Mendonça

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 Educação Básica  Estudo, Análise e Qualificação da situação atual, tendência da educação Básica e sua relação com a Educação Popular

 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

 Este trabalho tem como tema central o ensino noturno na escola pública de Educação Básica e as condições sociais e econômicas que influenciam no processo de evasão escolar, repetência e, conseqüentemente, no fracasso dos jovens e adultos trabalhadores. Tem como objeto de estudo a análise das representações sociais de professores e alunos sobre a escola e o ensino noturno e as condições sociais que influenciam o fracasso escolar. Busca levantar reflexões em torno do atual quadro de precariedades do ensino público brasileiro prestado às camadas populares. Procura discutir e refletir com professores e alunos a possibilidade de se construir uma escola que atenda às expectativas e necessidades da camada oprimida da nossa sociedade. Retrata a conjuntura atual da educação pública, caracterizada pela desestruturação e desorganização, oferecendo aos segmentos minoritários da sociedade um ensino de péssima qualidade, afetando dentre estes os alunos-trabalhadores do ensino noturno e suas respectivas condições sociais. A pesquisa toma como referência diversas obras de autores relacionadas com o tema e ao objeto de conhecimento. Busca oferecer subsídios para a compreensão das condições sociais e suas influências no fracasso da escola, especialmente a de ensino noturno.