MARIGLEI SEVERO MARASCHIN. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO DE
JOVENS E ADULTOS AUTORA: MARIGLEI SEVERO MARASCHIN ORIENTADORA:
CLÁUDIA RIBEIRO BELLOCHIO Data e Local da Defesa: Santa Maria,
7 de abril de 2006.. 01/04/2006
1v. 200p. Mestrado.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Cláudia Ribeiro Bellochio
Biblioteca Depositaria: Central e Setorial
Palavras - chave:
Formação de Profesores,
Desenvolvimentom Profissional e EJA
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
José Fernando Kieling
Linha(s) de pesquisa:
Formação, Saberes e Desenvolvimento
Profissional A
Linha de Pesquisa desenvolve investigações sobre a formação inicial e
continuada de professores na perspectiva do desenvolvimento profissional;
constituição do sujeito professor; trajetórias de formação; profissionalização
docente e saberes produzidos.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
RESUMO Dissertação de Mestrado Programa de
Pós-Graduação em Educação Universidade Federal de Santa Maria
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS AUTORA: MARIGLEI SEVERO MARASCHIN
ORIENTADORA: CLÁUDIA RIBEIRO BELLOCHIO Data e Local da Defesa: Santa Maria, 7
de abril de 2006. Este trabalho apresenta uma investigação-ação vivenciada pela
pesquisadora e um grupo de professores da EJA (anos iniciais) do sistema
público estadual de Santa Maria. A pesquisa buscou, na
perspectiva da investigação-ação, a contribuição de trabalhos colaborativos no
desenvolvimento profissional desses professores. O grupo de estudo foi
constituído de professores atuantes em EJA que se dispuseram
a aprender colaborativamente e a compartilhar saberes e experiências,
promovendo uma reflexão crítica, assentada em referenciais teóricos, sobre a
sua prática. A formação de professores da EJA merece um olhar especial porque é
crescente o número de escolas que oferecem essa modalidade e os cursos de
formação de professores não tiveram em seus currículos disciplinas que levassem
o professor a pensar a aprendizagem e o ensino dos alunos jovens e adultos.
Diante dessa realidade, torna-se fundamental encontrar alternativas de formação
continuada para esse professor, que sem essa formação inicial é desafiado a
atuar na EJA. A investigação-ação constitui uma possibilidade de formação
continuada porque promove uma aprendizagem colaborativa entre todos os sujeitos
e a reflexão da prática pedagógica. Assim, fundamentado na investigação-ação, o
grupo de professores reunia-se quinzenalmente para planejar e realizar ações.
Através da reflexão, momento em que eram construídas problematizações
pontuais sobre o trabalho realizado, foi possível produzir conhecimentos acerca
da formação de professores e da educação de jovens e adultos. O grupo
colaborativo impulsionou o desenvolvimento profissional das professoras, que
relataram ter assumido novas posturas como: ruptura com antigas práticas,
desenvolvimento pessoal, crença na possibilidade da mudança, construção
coletiva de novos conhecimentos, produção de um trabalho inovador, compromisso
de estudar e coragem para a divulgação de seus trabalhos pedagógicos em EJA. A experiência
evidenciou a importância dos cursos de formação de professores inserirem em seus
currículos disciplinas que tratem do aluno jovem-adulto, excluído da escola; da
necessidade da universidade aproximar-se do cotidiano das escolas e a validade
das escolas organizarem-se de forma colaborativa para formar o professor,
propor melhorias e estimular processos de mudança. PALAVRAS-CHAVE: Formação do
professor – Desenvolvimento Profissional - Educação de jovens e adultos –
Investigação-ação