Poliana da Silva Almeida Santos Camargo. Percepções de Alunos Jovens e Adultos sobre o Processo de Ensino-Aprendizagem. 01/10/2005

1v. 120p. Mestrado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - EDUCAÇÃO

Orientador(es): SELMA DE CASSIA MARTINELLI

Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central

 

Palavras - chave:

Educação de jovens e adultos; Processo de ensino;Educação

           

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora:

Claudia Araujo da Cunha

           

Linha(s) de pesquisa:

Desenvolvimento Humano, Psicologia e Educação  Estudos sobre as diferentes dimensões do Desenvolvimento do ser humano e das condições históricas, sociais e culturais em que ele ocorre, assim como de aspectos específicos de certos períodos do desenvolvimento e suas implicações na prática social.      

 

Dependência administrativa

 Estadual

 

Resumo tese/dissertação:

Esse trabalho investigou as percepções de alunos da Educação de Jovens e Adultos sobre o seu processo de escolarização. Os resultados demonstraram que nos aspectos pessoas os alunos contaram sua história, revelaram seus medos, angústias e conquistas, refletindo sobre si mesmos e seu processo de escolarização. Por meio de suas falas pudemos verificar que a relação afetiva entre professor e alunos contribuiu para um processo ensino-aprendizagem saudável, oportunizando uma aprendizagem eficiente. O ambiente da instituição de ensino é um espaço de aprendizagem e convivência que possibilita estratégias para o alcance da independência e da dignidade.