Cleusa Maria Denz dos Santos. Identidades evidenciadas na fala-em-interação em aulas de alfabetização de jovens e adultos. 01/09/2006

 1v. 139p. Mestrado. UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - LINGÜÍSTICA APLICADA

 Orientador(es): Ana Cristina Ostermann

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da Unisinos

 

Palavras - chave:

 Identidades; fala-em-interação; educação de jovens e adultos

 

Área(s) do conhecimento: LINGÜÍSTICA

 

Banca examinadora: 

 Ana Cristina Ostermann

 

 Ana Maria de Mattos Guimarães

 

 Angela del Carmen Bustos Romero de Kleiman

 

Linha(s) de pesquisa:

 INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM EM CONTEXTOS ESPECÍFICOS  Investigações que tomam as práticas discursivas como objeto de análise e teorização, a partir de diferentes tendências teóricas, e favorecem novos contextos de aprendizagem.

 

Dependência administrativa: Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 Nesta dissertação, investiga-se, a partir da fala-em-interação, a co-construção de identidades (BUCHOLTZ e HALL, 2003, 2005; ZIMMERMAN, 1998) evidenciadas no decorrer de interações em aulas de alfabetização de jovens e adultos da modalidade EJA. Para melhor compreensão do cenário e dos participantes, faz-se um breve histórico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, refletindo-se sobre o processo de escolarização de pessoas jovens e adultas. Além disso, apresentam-se os conceitos de letramento e de alfabetização que permeiam esta investigação. A perspectiva deste trabalho de que a fala é ação suscita que, ao estudar as falas, estudem-se as ações dos participantes a partir das quais se co-constroem identidades. Com o aporte da Sociolingüística Interacional (GUMPERZ, 1982, 2002; GOFFMAN, 1975, 1981, 1999, 2002, entre outros), da Análise da Conversa (SACKS; SCHEGLOFF; JEFFERSON, 1974; POMERANTZ; FEHR, 1997, entre outros) e de métodos como a Etnografia e a Microetnografia, destacam-se as identidades que são manifestadas pelos próprios participantes, em uma perspectiva êmica. A observação incide em uma turma de alfabetização chamada, neste trabalho, de Etapa I, que corresponde à 1ª e à 2ª séries do Ensino Fundamental. O corpus selecionado consiste de sete aulas observadas do início ao fim, das quais há seis gravações em áudio e quatro em vídeo, com duração aproximada de duas horas cada. A apresentação de alguns dos dados gerados procura identificar, com base em transcrições das gravações, identidades discursivas e situadas (ZIMMERMAN, 1998). Este estudo pode contribuir tanto para a área da Lingüística Aplicada quanto para a área da Educação. Para a Lingüística Aplicada, por investigar um cenário de EJA ainda pouco estudado sob a ótica conjugada da Sociolingüística Interacional e da Análise da Conversa. Também por possibilitar a reflexão sobre identidades emergindo dos dados gerados nas interações face a face. Para a Educação, acredita-se que possa ser um primeiro passo para olhar a sala de aula de EJA de forma diferenciada, a partir da perspectiva dos participantes, construindo possibilidades para rever o tão complexo trabalho com jovens e adultos com expectativas diversas e múltiplas identidades.