Marina Piza de Sampaio Góes. Educação Popular: A Experiência do Conselho de Escolas de Trabalhadores.. 01/10/2001

 1v. 130p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Carmen Sylvia Vidigal Moraes

 Biblioteca Depositaria: FEUSP

 

Palavras - chave:

 Formação profissional, Movimento Popular, projeto.

 

Banca examinadora: 

 Francisco Capuano Scarlato

 

Linha(s) de pesquisa:

 História da Educação e Historiografia  Realiza investigações numa perspectiva sócio-cultural da educação privilegiando o estudo das estratégias escolares e suas articulações com processos e práticas não-escolares de transmissão cultural e a história do pensamento pedagógico.

 

Dependência administrativa

  Estadual

 

Resumo tese/dissertação:

 Trata-se de pesquisa empírica de cunho histórico-educacional "Conselho de Escolas de Trabalhadores", entidade nacional de educação popular de formação profissional, que congrega oito escolas de trabalhadores de várias regiões do país, a saber: Recife (Pe), Rio de Janeiro (RJ), São João do Meriti (RJ),Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS). Dentre as oito escolas do CET, três delas foram aqui estudadas por serem portadoras de uma pedagogia própria e pelo desenvolvimento de cursos profissionais não submetidos às normalizações do MEC. Seus cursos caracterizam-se por serem de "trabalhadores para trabalhadores", os quais também participam do quadro de monitores. Trata-se de um projeto pedagógico alternativo, com elementos de cidadania, criado como reação à ditadura militar, por trabalhadores de entidades do Movimento Popular e sindicalistas, devido às`perseguições políticas, o constante desemprego e ao despreparo técnico-profissional dos operários, determinado pelas modificações técnicas introduzidas no país pelas novas indústrias multinacionais. O recorte cronológico apresentado vai dos anos 60 até a atualidade.