Marina Piza de Sampaio Góes. Educação Popular: A Experiência do
Conselho de Escolas de Trabalhadores.. 01/10/2001
1v. 130p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
- EDUCAÇÃO
Orientador(es): Carmen Sylvia Vidigal Moraes
Biblioteca Depositaria: FEUSP
Palavras
- chave:
Formação profissional, Movimento Popular,
projeto.
Banca
examinadora:
Francisco Capuano Scarlato
Linha(s)
de pesquisa:
História da Educação e Historiografia Realiza
investigações numa perspectiva sócio-cultural da educação privilegiando o
estudo das estratégias escolares e suas articulações com processos e práticas
não-escolares de transmissão cultural e a história do pensamento pedagógico.
Dependência
administrativa
Estadual
Resumo
tese/dissertação:
Trata-se de pesquisa empírica de cunho
histórico-educacional "Conselho de Escolas de Trabalhadores",
entidade nacional de educação popular de formação profissional, que congrega
oito escolas de trabalhadores de várias regiões do país, a saber: Recife (Pe),
Rio de Janeiro (RJ), São João do Meriti (RJ),Belo Horizonte (MG), São Paulo
(SP) e Porto Alegre (RS). Dentre as oito escolas do CET, três delas foram aqui
estudadas por serem portadoras de uma pedagogia própria e pelo desenvolvimento
de cursos profissionais não submetidos às normalizações do MEC. Seus cursos
caracterizam-se por serem de "trabalhadores para trabalhadores", os
quais também participam do quadro de monitores. Trata-se de um projeto
pedagógico alternativo, com elementos de cidadania, criado como reação à ditadura
militar, por trabalhadores de entidades do Movimento Popular e sindicalistas,
devido às`perseguições políticas, o constante
desemprego e ao despreparo técnico-profissional dos operários, determinado
pelas modificações técnicas introduzidas no país pelas novas indústrias
multinacionais. O recorte cronológico apresentado vai dos anos 60 até a
atualidade.