Edson Alves Cardoso. Uma análise
da perpsectiva do professor sobre o currículo de
Matemática na EJA. 01/12/2001
1v. 173p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Orientador(es): Ana Paula Jahn
Biblioteca Depositaria: PUC/SP
Email do autor:
edsonnara@uol.com.br
Palavras - chave:
formação de professores; EJA; ensino de Matemática
Área(s) do conhecimento: ENSINO-APRENDIZAGEM
Banca examinadora:
Ana Paula Jahn
Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca
Linha(s) de pesquisa:
A matemática na estrutura curricular e formação de professores Estudo do papel que a Matemática desempenha na estrutura curricular do ensino elementar e médio e estudo sobre a reorientação da formação do professor.
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
Segundo dados do IBGE (1999), 13% da população brasileira é composta por pessoas analfabetas. Nesta perspectiva, a ampliação da oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA) é imprescindível. Inúmeras pesquisas tratam da primeira fase deste processo, a alfabetização, porém, a continuidade desta formação no segundo segmento, equivalente ao terceiro e quartos ciclos do Ensino Fundamental, ainda não é muito explorada, principalmente na disciplina de Matemática. O objetivo do presente trabalho é contribuir neste quadro, buscando identificar e analisar as escolhas e principais fatores que são considerados pelos professores na elaboração de um programa ou plano de curso de Matemática para a EJA. Para tanto, realizamos um levantamento inicial no curso de Suplência II da Rede Municipal de Diadema, por meio da aplicação de um questionário a alunos e professores. A partir da análise dos dados dos questionários, podemos concluir que algumas das crenças ou premissas consideradas pelos professores com relação ao público - os alunos - não correspondem exatamente à realidade. O aprofundamento desta análise se deu numa segunda etapa, com a elaboração e aplicação de entrevistas com professores de Matemática da maior escola daquela Rede Municipal. As análises destas entrevistas nos permitiram identificar os principais fatores que dizem respeito à visão do professor sobre o curso, seu aluno e suas estratégias de trabalho. A utilização das mesmas estruturas e conteúdos do Curso Regular de Ensino Fundamental neste curso de Suplência é apontada como fator dominante e significativo, não permitindo criar condições para um maior aproveitamento das características deste aluno, diferentes do adolescente. Este aspecto, aliado à falta de formação específica para o professor de EJA causa na maioria das vezes, frustração neste professor não contemplando suas expectativas nem as de seu aluno jovem ou adulto.