Soraia Liégi Nührich. Educação de Pessoas Jovens e Adultas: um olhar investigativo sobre uma proposta curricular. 01/02/2005

1v. 92p. Mestrado. UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - EDUCAÇÃO

Orientador(es): Verônica Gesser

Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da UNIVALI

 

Palavras - chave:

educação de jovens e adultos, currículo, estudos culturais       

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora:

Alfredo José da Veiga Neto

           

Linha(s) de pesquisa:

Formação Docente e Identidades Profissionais  Formação do professor e seus desdobramentos teórico-práticos. Investigação da formação profissional do professor. Processos históricos de profissionalização, bem a construção de sua identidade docente. Currículos de formação inicial e continuada.         

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: PIPG - UNIVALI

 

Dependência administrativa

 Particular

 

Resumo tese/dissertação:

Esta pesquisa teve como objeto de investigação a proposta curricular para pessoas jovens e adultas da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Teve por objetivo compreender como o curso de Educação de Pessoas Jovens e Adultas - EJA da UNIVALI vem contribuindo para a superação da exclusão e para a construção de conhecimentos significativos à vida pessoal e/ou profissional dos alunos e das alunas que freqüentam ou já concluíram o curso, sob a ótica dos docentes e das docentes, dos alunos e das alunas e dos egressos e das egressas do curso. A pesquisa, de abordagem qualitativa, caracteriza-se como uma avaliação de currículo, que tomou como modelo metodológico o paradigma da Avaliação Emancipatória desenvolvido por Saul (2001), constituindo-se de três momentos distintos: a descrição da realidade, a crítica da realidade e a criação coletiva. Foi desenvolvida a partir da percepção dos alunos, alunas, egressos, egressas, professores e professoras dos diversos cursos de EJA da UNIVALI, sendo a coleta de dados realizada por meio de questionários e entrevistas. A partir da interpretação e análise dos dados verificou-se que a proposta curricular de EJA da UNIVALI vem alcançando seu objetivo que é sua contribuição na superação da exclusão e na construção de conhecimentos significativos, por meio de uma prática curricular inovadora, a qual ficou evidenciada pelos professores, professoras, alunos e alunas por meio das categorias, superação da exclusão, construção de conhecimentos significativos (esta nas dimensões pessoal e profissional), bem como o conhecimento do objetivo para o qual a proposta se propõe. Além disso, os professores, professoras, alunos e alunas indicaram que a proposta apresenta coerência com a necessidade das pessoas jovens e adultas que estão iniciando ou retornando os seus estudos após terem se evadido precocemente da escola ou que nunca tiveram acesso a ela. Por fim, na etapa da construção coletiva os professores e as professoras sinalizaram a necessidade de maior ênfase e continuidade no processo de formação continuada de modo a garantir a qualidade na implementação da proposta. Já os alunos e as alunas, em sua maioria, mostraram-se satisfeitos, sem proposta de alternativas de mudança, e um pequeno grupo ainda está muito preso aos conteúdos e sugeriram que fossem mais aprofundados.