Fernanda Migliorança. A atuação do professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: conhecendo a problemática. 01/07/2004

 1v. 182p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Comunitária da UFSCar

 

Palavras - chave:

 Educação de jovens e adultos; educação matemática

 

Área(s) do conhecimento: TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - DS

 

Dependência administrativa: Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 A Educação de Jovens e Adultos vem ganhando espaço nas pesquisas realizadas na área educacional. Existe uma preocupação grande em entender o processo de ensino por que passam essas pessoas que permaneceram muitos anos sem escolaridade ou afastados do sistema educacional. Para que possamos entender melhor esse processo é relevante uma investigação sobre a prática dos professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos, uma vez que são esses os principais responsáveis pelo processo de escolarização e pela aprendizagem dessa população e a sua reinserção no campo educativo. A particularidade deste trabalho está em investigar como o professor de Matemática atua na Educação de Jovens e Adultos, buscando conhecer melhor suas visões sobre a Matemática, o seu ensino e também sobre a aprendizagem da Matemática por essa população. Para isso, alem de observar a atuação docente desses profissionais procurou-se conhece-los melhor através de entrevistas e da análise de um caso de ensino elaborado a partir de acontecimentos das salas de aula dos participantes da investigação. Os participantes da pesquisa foram três professores de Matemática que atuam na Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública estadual de uma cidade do interior paulista e os alunos de uma de suas classes. Dadas as características dos participantes, a pesquisa se constituiu em três estudos de caso, cada um referente a um professor e sua classe. Para fundamentar esse estudo lancei mão de referenciais sobre os apoios legais que sustentam essa modalidade de ensino, sobre o perfil dessa clientela, sobre a situação do ensino de Matemática para esses alunos e sobre a formação básica e permanente dos professores que atuam nessa área. Os resultados da pesquisa revelam em jovens e adultos que iniciam seus estudos ou retornam a escola, após muitos anos de afastamento, com intenções claras: buscam investir no estudo, já que não tiveram acesso ao ensino regular na idade considerada adequada (7 a 14 anos), tentando melhorar sua condição de vida. Além disso, trazem conhecimentos específicos e anteriores ao retorno `a escola, que o auxiliam, ou não, no processo de aprendizagem. Todos esses aspectos devem ser reconhecidos e valorizados pelos professores, buscando atender, da maneira mais simples, os objetivos que fizeram esses jovens e adultos retornarem `a escola. Quando me reporto aos professores pesquisados, constatei que a falta de formação específica para lecionar Matemática a Jovens e Adultos e as dificuldades encontradas no ambiente de trabalho - na escola e em seu contexto ? têm influência relevante na prática pedagógica. Entretanto, quando os professores têm disponibilidade para analisar sua própria prática investem na superação das dificuldades e procuram novos caminhos, embora não encontrem apoio na instituição em que trabalham. Reforça-se, assim, para esses professores, a idéia de que a docência é um percurso solitário. Apesar de restrito, esse retrato educacional do ensino de Matemática para Jovens e Adultos consegue dar algumas sugestões para melhorar a formação e atuação dos profissionais que atuam nessa área.