Fernanda Migliorança. A atuação do professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos:
conhecendo a problemática. 01/07/2004
1v. 182p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Comunitária da UFSCar
Palavras - chave:
Educação de jovens e adultos; educação matemática
Área(s) do conhecimento: TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - DS
Dependência administrativa: Federal
Resumo tese/dissertação:
A Educação de Jovens e Adultos vem ganhando
espaço nas pesquisas realizadas na área educacional. Existe uma preocupação
grande em entender o processo de ensino por que passam essas pessoas que
permaneceram muitos anos sem escolaridade ou afastados do sistema educacional.
Para que possamos entender melhor esse processo é relevante uma investigação
sobre a prática dos professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos, uma
vez que são esses os principais responsáveis pelo processo de escolarização e
pela aprendizagem dessa população e a sua reinserção
no campo educativo. A particularidade deste trabalho está em investigar como o
professor de Matemática atua na Educação de Jovens e Adultos, buscando conhecer
melhor suas visões sobre a Matemática, o seu ensino e também sobre a
aprendizagem da Matemática por essa população. Para isso, alem de observar a
atuação docente desses profissionais procurou-se conhece-los
melhor através de entrevistas e da análise de um caso de ensino elaborado a
partir de acontecimentos das salas de aula dos participantes da investigação.
Os participantes da pesquisa foram três professores de Matemática que atuam na
Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública estadual de uma cidade do
interior paulista e os alunos de uma de suas classes. Dadas as
características dos participantes, a pesquisa se constituiu em três estudos de
caso, cada um referente a um professor e sua classe. Para fundamentar esse
estudo lancei mão de referenciais sobre os apoios legais que sustentam essa
modalidade de ensino, sobre o perfil dessa clientela, sobre a situação do
ensino de Matemática para esses alunos e sobre a formação básica e permanente
dos professores que atuam nessa área. Os resultados da pesquisa revelam em
jovens e adultos que iniciam seus estudos ou retornam a escola, após muitos
anos de afastamento, com intenções claras: buscam investir no estudo, já que
não tiveram acesso ao ensino regular na idade considerada adequada (