ARLENE ANDRADE MALTA. A aprendizagem na educação de jovens e adultos: a emergência de diferentes saberes na re-significação de práticas escolares. 01/12/2004

 1v. 136p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): MARIA ORNÉLIA SILVEIRA MARQUES

 Biblioteca Depositaria: BLIOTECA ANÍSIO TEIXEIRA

 

Palavras - chave:

 EJA;Multirreferencialidade;Conhecimento/transformação

 

Banca examinadora: 

 GIORGIO BORGHI

 

Linha(s) de pesquisa:

 CURRÍCULO E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO  ESTUDA AS RELAÇÕES ENTRE, CURRÍCULO, TRABALHO, CONNHECIMENTO, CULTURA E COMUNICAÇÃO NOS SEUS ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS, HISTÓRICOS, SOCIO- POLÍTICOS, INSTITUCIONAIS E PSICOPEDAGÓGICOS, TENDO A PRÁTICA EDUCACIONAL COMO BASE INSTITUINTE.

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 A Dissertação versa sobre a atualidade e pertinência do estudo acerca do processo de escolarização de sujeitos adultos. A aprendizagem escolar destes educandos se constitui tema central e, nesta pesquisa, é investigada sob o enfoque da Etnopesquisa Crítica, a qual possibilita o estabelecimento de relações democráticas e democratizantes com os sujeitos investigados. Nesta perspectiva, trilham-se caminhos que vão desde a análise do processo de globalização, pelo enfoque da Educação Popular, passando pela forma como os vários sujeitos envolvidos na práxis conceituam e significam as suas aprendizagens, aproximando-se, por fim, de algumas possíveis articulações entre os saberes construídos por professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os saberes teóricos já produzidos e editados pela literatura que trata do processo de aprendizagem destes educandos; de outra maneira, podemos dizer que o trabalho busca promover espaços dialógicos para que os saberes dos especialistas comunguem com os saberes produzidos cotidianamente por professores e alunos da EJA. Editando polifonicamente os conteúdos gestados no processo de ensinar e de aprender no Programa de Educação e Cidadania - PEC, da Pró-Reitoria Comunitária, da Universidade Católica do Salvador, este trabalho busca, também, identificar falhas implementadas no direcionamento que nós, educadores, damos à aprendizagem escolar dos alunos adultos, criando brechas para a escuta de saberes que, emergidos da prática de sala, possam sinalizar para caminhos mais acertados.