Antonia Zelina Silva Negrão. "A língua portuguesa na educação de jovens e adultos: uma proposta de delimitação de conteúdos curriculares sob a ótica das competências". 01/06/2004

 1v. 123p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - LETRAS: LINGÜÍSTICA E TEORIA LITERÁRIA

 Orientador(es): José Carlos Chaves da Cunha

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará

 

Palavras - chave:

 ensino-aprendizagem, delimitação, competências.

 

Área(s) do conhecimento: LINGÜÍSTICA

 

Banca examinadora: 

 João Gomes da Silva Neto

 

Linha(s) de pesquisa:

 Ensino-Aprendizagem de línguas  Investiga os processos de ensino e aprendizagem em línguas maternas e estrageiras e as diversas problemáticas deles decorrentes, dos planos epstemológico e didático-metodológico

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 Apresenta-se neste trabalho uma proposta de delimitação de conteúdos curriculares em Língua Materna para a Educação de Jovens e Adultos baseada numa concepção pragmática da língua, numa concepção interacional de ensino-aprendizagem e numa concepção perrenoudiana de competências. Vincula-se o saber, ao saber-fazer e ao saber-ser na otimização da grade curricular apresentada.