Irene Skorupski Saraiva. Alfabetização de jovens e adultos e o exercício da cidadania: a formação do educador/ alfabetizador. 01/03/2000

 1v. 143p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Ricardo Rossato

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da Universidade de Passo Fundo

 

Email do autor:

 faed@upf.tche.br

 

Palavras - chave:

 Alfabetização - exercício da cidadania - Alfabetizador

 

Área(s) do conhecimento:  EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Jaqueline Moll

 

 Ricardo Rossato

 

 Telmo Marcon

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 Fundamentos da Educação na perspectiva da formação do educador  Objetiva o aprofundamento histórico-filosófico, sócio-político e psicobiológico da problemática educacional, conectado ao estudo do processo de formação de educadores e a especificidade da natureza do trabalho docente.

 

Dependência administrativa

  Particular 

 

Resumo tese/dissertação:

 Título: Alfabetização de jovens e adultos e o exercício da cidadania: a formação do educador/ alfabetizador Aluna: Irene Skorupski Saraiva Orientador: Dr. Ricardo Rossato Esta pesquisa narra o trabalho de capacitação e acompanhamento realizado pelo Programa Alfabetização Solidária, com alfabetizadores da cidade de Tucano, estado da Bahia. Graças ao tipo de pesquisa adotado, que denominamos de pesquisa-ação, de tendência dialética, pode-se perceber o processo de conquistas realizado pelos alfabetizandos e alfabetizadores daquela cidade e pelo próprio programa ao longo de dois anos de atuação. Esse tipo de pesquisa prevê a observação da prática docente, para, após um processo de reflexão, voltar- se à prática e se caracteriza pela intervenção na realidade, priorizando o processo de trabalho. O alfabetizador utiliza-se, para que isso ocorra, do registro de suas ações e da análise delas, denominada de memória. Os resultados obtidos foram positivos com relação à adoção da pesquisa-ação na formação de professores/alfabetizadores de jovens e adultos, pois o diálogo e o exercício da escrita fazem com que esses desenvolvam a criticidade, revejam a sua prática, interajam com os colegas, se politizem e exercitem os princípios metodológicos do trabalho, contextualizando sua ação e conduzindo os alfabetizandos ao exercício da cidadania. Nessa troca, tanto alfabetizadores quanto alfabetizandos alteram o seu destino, melhorando-se e melhorando sua qualidade de vida.