Irene Skorupski Saraiva. Alfabetização de jovens e adultos e o exercício da cidadania: a
formação do educador/ alfabetizador. 01/03/2000
1v. 143p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Ricardo Rossato
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da Universidade de Passo Fundo
Email do autor:
faed@upf.tche.br
Palavras - chave:
Alfabetização - exercício da cidadania - Alfabetizador
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Jaqueline Moll
Ricardo Rossato
Telmo Marcon
Linha(s) de pesquisa:
Fundamentos da Educação na perspectiva da formação do educador Objetiva o aprofundamento histórico-filosófico, sócio-político e psicobiológico da problemática educacional, conectado ao estudo do processo de formação de educadores e a especificidade da natureza do trabalho docente.
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
Título: Alfabetização de jovens e adultos e o exercício da cidadania: a formação do educador/ alfabetizador Aluna: Irene Skorupski Saraiva Orientador: Dr. Ricardo Rossato Esta pesquisa narra o trabalho de capacitação e acompanhamento realizado pelo Programa Alfabetização Solidária, com alfabetizadores da cidade de Tucano, estado da Bahia. Graças ao tipo de pesquisa adotado, que denominamos de pesquisa-ação, de tendência dialética, pode-se perceber o processo de conquistas realizado pelos alfabetizandos e alfabetizadores daquela cidade e pelo próprio programa ao longo de dois anos de atuação. Esse tipo de pesquisa prevê a observação da prática docente, para, após um processo de reflexão, voltar- se à prática e se caracteriza pela intervenção na realidade, priorizando o processo de trabalho. O alfabetizador utiliza-se, para que isso ocorra, do registro de suas ações e da análise delas, denominada de memória. Os resultados obtidos foram positivos com relação à adoção da pesquisa-ação na formação de professores/alfabetizadores de jovens e adultos, pois o diálogo e o exercício da escrita fazem com que esses desenvolvam a criticidade, revejam a sua prática, interajam com os colegas, se politizem e exercitem os princípios metodológicos do trabalho, contextualizando sua ação e conduzindo os alfabetizandos ao exercício da cidadania. Nessa troca, tanto alfabetizadores quanto alfabetizandos alteram o seu destino, melhorando-se e melhorando sua qualidade de vida.