ELVIS CHRISTIAN MADUREIRA RAMOS. Uma Contribuição ao Uso dos Mapas na
Educação de Jovens e Adultos enfafizando a Interação
Social. 01/02/2005
1v. 148p. Mestrado. UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO/BAURU - EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA
Orientador(es): ALBERTO GASPAR
Biblioteca Depositaria: Biblioteca da UNESP - Câmpus de Bauru
Palavras - chave:
linguagem cartográfica;teoria histórico-social de Vigotski
Área(s) do conhecimento:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Banca examinadora:
SONIA MARIA VANZELLA CASTELAR
Linha(s) de pesquisa:
Ensino de Ciências em espaços não-formais e divulgação científica Nesta linha de pesquisa o objetivo é o de se explorar o papel dos espaços não formais em estimular o interesse e a motivação para o aprendizado de ciencias, bem como as influencias negativas decorrentes de divulgação inadequada do conhecimento científico.
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - PROAP
Dependência administrativa
Estadual
Resumo tese/dissertação:
Esta experiência consistiu na aplicação de uma proposta de ensino em classes de EJA (Educação de Jovens e Adultos em supletivos), articulando a linguagem cartográfica e material textual para o ensino de conceitos geográficos. Empregou-se ampla diversidade de mapas assim como o manuseio irrestrito de outros materiais cartográficos em conjunto com textos voltados para o entendimento dos recursos hídricos no espaço geográfico. A inserção desses materiais teve por objetivo desencadear interações sociais entendidas sob a óptica da teoria vigotskiana nas quais o professor foi o protagonista capaz de criar situações de aprendizagem com os alunos, as quais tornaram possível a compreensão e o desenvolvimento intelectual do estudante em classes de EJA. A ênfase na linguagem cartográfica foi concebida como um instrumento facilitador para o ensino de conceitos geográficos e/ou o entendimento da realidade geográfica A metodologia baseou-se nas intervenções do professor e no registro destas, resultando em descrições das relações aluno-aluno e alunos-professor vivenciadas durante as situações de aprendizagem desencadeadas. Focalizou-se a atenção para os momentos nos quais foram revelados interesses ou desinteresses pelo tema, indagações, comportamentos dos alunos em relação às explicações e atividades, assim como às soluções que favoreceram os alunos no uso e aproveitamento dos mapas. As análises desses dados revelaram descobertas, matizes e especificidades em relação ao ensino de jovens e adultos no uso de mapas e nos permitiram inferir a validade da proposta aplicada