Andréia Alves Ferreira. Ensino de física das radiações na modalidade EJA: uma proposta.. 01/11/2005. 1v. 161p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - ENSINO DE CIÊNCIAS (MODALIDADES FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA)

 

 Orientador(es): Yassuko Hosoume

 Biblioteca Depositaria: IFUSP

 

Palavras - chave:

 ensino de ciencias, eja, fisica moderna

 

Área(s) do conhecimento: ENSINO-APRENDIZAGEM

 

Banca examinadora: 

 Elisabeth Mateus Yoshimura

 Maria Inês Martins

 Yassuko Hosoume

 

Linha(s) de pesquisa:

 L4 - Renovação de Conteúdos Curriculares de Física e Química  Investigação sobre novas formas de organização e estruturação do conteúdo físico curricular através da reelaboração de conteúdos da Física Clássica; da inserção da Física Moderna e/ou Contemp. ou da elaboração de propostas curriculares interdisciplinares.

 

Dependência administrativa

  Estadual 

 

Resumo tese/dissertação:

 

 Esta pesquisa consiste na elaboração e aplicação de um curso de Física das Radiações, com ênfase em suas aplicações, para alunos jovens e adultos. Como gostariamos de que o curso elaborado fosse de fato significativo para os alunos, fizemos um levantamento da cultura primeira dos alunos sobre radiação. Acreditamos que partir dos conhecimentos que os alunos já tinham sobre radiações, torne nosso curso mais eficiente e atraente. Com este levantamento em mãos pudemos escolher textos que trabalham o conceito de radiação e que ajudam a sanar as dificuldades e pré-conceitos encontrados nos alunos a respeito de radiação. Usamos revistas de divulgação científica como textos bases do curso elaborado, pois acreditamos que a familiaridade dos alunos com este tipo de leitura contribua para a formação de pessoas curiosas, que se vejam incompletas quanto ao conhecimento e que busquem este nos mais diversos veículos de comunicação. Após aplicado o curso, fizemos um pós-teste onde trabalhávamos questões parecidas com as do levantamento inicial. Os resultados obtidos no pós-teste nos serviram como um medidor da eficiência do curso elaborado.