PAULA DA SILVA VIDAL CID LOPES. Imaginário Social e Resgate da Memória cultural e Afetiva na comunidade de Rio das Pedras (Uma proposta para educação de jovens e adultos). 01/12/2004

 1v. 85p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): NYRMA SOUZA NUNES DE AZEVEDO

 Biblioteca Depositaria: CFCH

 

Palavras - chave:

 Educação de jovens e adultos;Imaginário Social;

 

 

Área(s) do conhecimento: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

 

 

Banca examinadora: 

 Maria Cecília de Castello Branco Fontinato

 

 

Linha(s) de pesquisa:

Educação e Sociedade  Elucidação das relações entre a educação e seu entorno. A Inclusão em instituições e sistemas educacionais. O Imaginário Social e suas articulações com a educação e com as práticas pedagógicas. O Multiculturalismo na educação dentro da perspectiva crítica

 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

 Perpassando pelos conceitos de imaginário social e memória coletiva, a presente dissertação aponta para a necessidade de ser dada vez e voz àqueles que são sujeitos essenciais no ambiente pedagógico: os alunos. Alunos da Educação de Jovens e Adultos do Município do Rio de Janeiro participaram cotidianamente de atividades relacionadas ao resgate da memória afetiva de sua terra natal e de seus elementos culturais. Utilizando os pressupostos de René Barbier sobre a pesquisa-ação, procurou-se avaliar o impacto deste tipo de trabalho no desenvolvimento de aprendizagens significativas. A resposta do estudo é a de que tais propostas pedagógicas podem contribuir para a ampliação dos processos de leitura e escrita dos alunos, visto que, através delas, os alunos identificam-se como sujeitos culturais e aferem significados aos conhecimentos produzidos na escola.