PAULA DA SILVA VIDAL CID LOPES. Imaginário Social e Resgate da Memória
cultural e Afetiva na comunidade de Rio das Pedras (Uma proposta para educação
de jovens e adultos). 01/12/2004
1v. 85p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - EDUCAÇÃO
Orientador(es): NYRMA SOUZA NUNES DE AZEVEDO
Biblioteca Depositaria: CFCH
Palavras - chave:
Educação de jovens e adultos;Imaginário Social;
Área(s) do conhecimento: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Maria Cecília de Castello Branco Fontinato
Linha(s) de pesquisa:
Educação e Sociedade Elucidação das relações entre a educação e seu entorno. A Inclusão em instituições e sistemas educacionais. O Imaginário Social e suas articulações com a educação e com as práticas pedagógicas. O Multiculturalismo na educação dentro da perspectiva crítica
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Perpassando pelos conceitos de imaginário social e memória coletiva, a presente dissertação aponta para a necessidade de ser dada vez e voz àqueles que são sujeitos essenciais no ambiente pedagógico: os alunos. Alunos da Educação de Jovens e Adultos do Município do Rio de Janeiro participaram cotidianamente de atividades relacionadas ao resgate da memória afetiva de sua terra natal e de seus elementos culturais. Utilizando os pressupostos de René Barbier sobre a pesquisa-ação, procurou-se avaliar o impacto deste tipo de trabalho no desenvolvimento de aprendizagens significativas. A resposta do estudo é a de que tais propostas pedagógicas podem contribuir para a ampliação dos processos de leitura e escrita dos alunos, visto que, através delas, os alunos identificam-se como sujeitos culturais e aferem significados aos conhecimentos produzidos na escola.