Mario Sérgio Teixeira de Oliveira. A diáspora nordestina e a escola:
entre a dispersão e o encontro. 01/08/2004
1v. 184p. Mestrado. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – EDUCAÇÃO
Orientador(es): Maria de Lourdes Rangel Tura
Biblioteca Depositaria: UERJ - Biblioteca CEH/A
Palavras - chave:
Educação; cidadania; escolarização; jovens e adultos
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO E TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Maria Ines Marcondes de Souza
Linha(s) de pesquisa:
Cotidiano e Cultura Escolar Caracteriza-se por interrogar as formas de criação de redes de conhecimentos, práticas, poderes e valores nos diferentes espaços/tempos cotidianos, com ênfase no espaço-tempo da escola.
Dependência administrativa
Estadual
Resumo tese/dissertação:
Este trabalho, que teve por objeto de estudo a educação de jovens e adultos (EJA), objetivou analisar a produção de sentidos da educação para as alunas e alunos de uma escola de EJA e os significados atribuídos aos conceitos de cidadania e escolarização. Para atender a estes objetivos procedeu-se a uma investigação de feição etnográfica que realizou a observação sistemática de duas escolas noturnas de Ensino Fundamental da rede pública do Estado do Rio de Janeiro. Além da observação sistemática, registrada em um diário de campo, foram realizadas entrevistas com alunos e alunas (N=28) e professoras (N=9). Houve, também, uma coleta de dados demográficos e escolares dos sujeitos da pesquisa, assim como a coleta de documentos e materiais didáticos que circulavam nestes espaços da ação pedagógica. Na análise dos dados fez-se a articulação destes dados com o contexto sócio-histórico de produção das identidades estudantis, o que contou, também, com o apoio de alguns dados estatísticos. Assim, procurou-se estabelecer um diálogo para além dos discursos constituidores dos modelos de escola já naturalizados e refletidos na intencionalidade das leis, nas emendas e conteúdos programáticos, apresentados pelas instituições responsáveis pela EJA. Na interpretação dos dados levantados, se pode constatar a realidade da migração nordestina, em sua maioria, no contexto do espaço territorial brasileiro; as estratégias de sobrevivência encetadas por esses imigrantes; a rede de solidariedade que envolve as soluções em termos da busca do trabalho na metrópole e das relações afetivas; o valor atribuído por esses estudantes ao estar na escola e ao permanecer naquele espaço da ação educativa; e a construção de um sentido de pertença social e de cidadania que o ler e o escrever ia conferindo e esses alunos e alunas em sua busca por formação e profissionalização.