HELOISA DA SILVA BORGES. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MANAUS: UMA ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL E AS ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA SEMED. 01/08/2002

 1v. 138p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): RAIMUNDO MARTINS FERREIRA

 Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA CENTRAL

 

Palavras - chave:

 EJA, QUALIDADE TOTAL, GESTÃO DA EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 JORGE GREGÓRIO DA SILVA

 

 MARIA DA CONCEIÇÃO FRAGA

 

 RAIMUNDO MARTINS FERREIRA

 

Linha(s) de pesquisa:

 EDUCAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL  Política e Economia: Educação, relações de poder e processos de globalização. O sistema educacional e o desenvolvimento local, regional e nacional. Políticas Públicas, Educação Ambiental e Movimentos Sociais. Gestão e avaliação da educação na perspectiva

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 Esta dissertação enfatiza a problemática acerca da Educação de Jovens e Adultos na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Manaus - SEMED. De acordo com as categorias: Qualidade Total e Educação de Jovens e Adultos, fazendo um resgate histórico sobre as concepções da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, contextualiza o surgimento da Gestão da Qualidade Total, através de seus vários teóricos e de sua abordagem na educação brasileira, particularmente, no ensino municipal. Resgata não só a história da política educacional da Semed na Educação de Jovens e Adultos, nos seus vinte quatro anos, assim como registra o trajeto da Implantação da Gestão da Qualidade Total em toda a rede escolar. Também verifica as alterações ocorridas no campo pedagógico da Educação de Jovens e Adultos e as mudanças que aconteceram na estrutura organizacional interna e externa da Semed, especialmente na Escola Municipal Maria Eliane Lúcia, cuja investigação se baseia nos estudos analítico e crítico, através da utilização de métodos qualitativos que possibilitaram a confiabilidade do processo. Assim, o estudo evidencia os esforços da administração em corresponder às expectativas do Governo Federal para implementação da política da Educação de Jovens e Adultos e da Qualidade Total na Educação Municipal.