Ana Tereza Reis da Silva. O alternativo e o conservador de uma prática
educativa: Avaliação crítica do Terra Solidária/CUT-PR
na perspectiva dos trabalhadores rurais. 01/02/2003
1v. 112p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Maria de Fatima Quintal de Freitas
Biblioteca Depositaria: Biblioteca central da Universidade Federal do Paraná
Palavras - chave:
Formação Sindical; Educação Popular; Conscientização
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Denise de Camargo
Maria de Fatima Quintal de Freitas
Pedrinho A. Guareschi
Linha(s) de pesquisa:
Economia Política da Educação A linha tem como objeto a dimensão pedagógica dos processos sociais e produtivos: a formação humana no trabalho, na organização dos trabalhadores, nos movimentos sociais e na práxis da rua; a nova pedagogia do trabalho e a constr. de categorias mediadora
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - DS
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
A análise sobre o projeto Terra Solidária,
prática de escolarização e profissionalização desenvolvida pela Central Única
dos Trabalhadores (CUT), objetiva indicar em que
medida esse projeto se figura como alternativa de conscientização, organização
e participação política dos trabalhadores rurais. A pesquisa parte das falas
dos alunos egressos que participaram do Terra
Solidária quando de sua realização nas comunidades de Cerro Azul e Itaperuçu - PR, no período de