Maria da Penha Fornanciari Antunes. Educação
da juventude em espaços urbanos: jovens na praça pública em Cáceres-MT..
01/04/2006
1v. 139p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Maria Aparecida Morgado
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da UFMT e Biblioteca Setorial do IE/UFMT
Palavras - chave:
Educação informal; Espaço público; Relações; Cultura.
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Paulo Cesar Rodrigues Carrano
Linha(s) de pesquisa:
MOVIMENTOS SOCIAIS, POLÍTICA E EDUCAÇÃO POPULAR Esta Linha têm como principal interesse a abordagem interdisciplinar de categorias chave como democracia e diversidade social, envolvendo a educação no âmbito de organizações partidárias, sindicais e de movimentos sociais.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Esta pesquisa tem por objetivo identificar e analisar como as relações de convivência oportunizam a educação informal aos jovens, nas atividades de lazer e sociabilidade, na Praça Barão do Rio Branco em Cáceres-MT. Tomamos como sujeitos, jovens entre 18 e 26 anos que freqüentam a Praça os quais representam em sua maioria, filhos de famílias da classe média local. O trabalho adota como problemática entender se as relações dos jovens na Praça configura caráter educativo. A análise utiliza o enfoque da visão dos jovens que freqüentam o referido espaço, tendo com o mesmo uma relação de familiaridade. Para a pesquisa empírica foi utilizado além de observação no local, um questionário com 14 perguntas o qual foi respondido por 10 jovens e que abordam: as relações que estabelecem entre si e demais sujeitos; a significação que atribuem à Praça como espaço de lazer e outras relações; as atitudes dos jovens consideram incomodar as pessoas; porque praticam determinados atos como a quebra de garrafas e música alta; como consideram a ação da Polícia com relação a eles; o que se aprende nas relações da Praça; e se consideram necessário a construção de espaços para os jovens e mudanças na Praça. Um momento de relação conflitante entre os jovens, nas atividades de lazer e sociabilidade na Praça com residentes próximos a ela, e adultos que freqüentam o lugar, pela intolerância ao barulho produzido pelos equipamentos sonoros utilizados nos carros automotivos nos finais de semana, instigaram-me a desenvolver a pesquisa. Considerando a utilização histórica da Praça Pública como local de encontros, lazer, mas também educativo, e a visão de Paulo Freire sobre as cidades como educativas nas oportunidades de convivências com as pessoas e as vivências solidárias dos contrários de nossa existência, buscamos entender como a educação informal ocorre nas relações que se dão nos espaços da Praça. Abordamos com base em Carrano e outros autores a discussão acerca da Juventude e suas formas de vivência nas cidades, fora dos espaço privados, enfocando o lazer, a cultura e a educação. Enfocamos a ocupação da Praça pelos grupos jovens, as relações sociais e suas dimensões, envolvendo uma discussão sobre os acontecimentos sociais cotidianos que tomam a praça como palco, onde tratamos de forma especial a questão histórica, educativa e cultural. Fazemos uma análise que tem sustentação nas idéias de vários autores mas, especialmente em Carrano, Erikson e Freud na tentativa de mostrar a importância da convivência social em grupos, e dos compartilhamentos e experiências que contribuem para a formação da identidade adulta dos jovens cacerenses.