Sósthenis Anacleto Estrela. A Escola Dentro Da Fábrica - O Programa de Educação de Jovens e Adultos desenvolvido pelo SESI.. 01/12/2002

 1v. 1661p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Afonso Celso Caldeira Scocuglia

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da UFPB

 

Palavras - chave:

 Educação de Jovens e Adultos; o processo ensino-aprendizagem

 

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

 

Banca examinadora: 

 Acacia Maria Costa Garcia

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 Educação de Jovens e Adultos  A educação de jovens e adultos (EJA) tem constituído, ao longo dos 24 anos do Programa, a espinha dorsal das pesquisas e responde diretamente pela maior parte das dissertações defendidas até o presente. O próprio campo de redefinição histórica e teórico-m

 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

            Esta pesquisa constitui-se de uma análise do Programa de Educação de Jovens e Adultos trabalhadores, desenvolvido no próprio espaço de trabalho dos educandos, através do Programa SESI - Educação do Trabalhador. Busca-se analisar a atual conjuntura nacional e internacional e suas implicações na Educação de Jovens e Adultos; a relação educação e trabalho, os significados que a escola (o Programa) e o trabalho assumem na vida desses alunos-trabalhadores, as suas motivações com relação ás necessidades de aprendizagem, como é desenvolvido o processo ensino-aprendizagem no próprio espaço de trabalho, a relação educador-educando nesse processo e as repercussões da educação proposta pelo SESI na qualidade de vida do aluno-trabalhador. Para o jovem e adulto trabalhador, a decisão de inserir-se no processo de escolarização procede de uma causalidade complexa, na qual entram, ao mesmo tempo, a necessidade de resolver certos problemas pessoais e a necessidade de enfrentar as exigências mutáveis do mundo do trabalho. A necessidade do trabalho, para muitos desses jovens e adultos, foi o que o afastou da escola. Mas, a escola nunca deixou de ser um espaço por eles desejado. De forma geral, a escola ainda representa a possibilidade de mudança de vida.