JACIRA CABOCLO DA COSTA. A
EDUCAÇÃO E O TRABALHO NO CONTEXTO DA ESCOLARIZAÇÃO DO TRABALHADOR ADULTO EM
SERVIÇO.. 01/05/2000
1v. 162p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO
AMAZONAS - EDUCAÇÃO
Orientador(es): CARLOS GUILLERMO ROJAS NIÑO
Biblioteca Depositaria: UNIVERSIDADE DO
AMAZONAS / FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Palavras - chave:
EDUC. DO TRABALHADOR, EDUCAÇÃO E TRABALHO,
UNIVERS. E EMPRES
Banca examinadora:
CARLOS GUILLERMO ROJAS NIÑO
ERNESTO RENAN MELO DE FREITAS PINTO
RAIMUNDO MARTINS FERREIRA
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
O presente estudo ao fazer uma reflexão sobre
a escolarização do trabalhador em serviço, apresenta o Projeto Acesso,
desenvolvido pela empresa Petrobrás em Porto Urucu no município de Coari no estado do
Amazonas. A discussão do referencial teórico que embasa este trabalho foi
organizada em quatro partes. A primeira contém uma abordagem histórica -
crítica sobre a relação entre educação e trabalho que serviu para aprofundar o
entendimento da temática desse estudo. A Segunda refere-se à criação da
Petrobrás, relacionando os antecedentes históricos do petróleo no Brasil,
articulando a política educacional inerente à qualificação do trabalhador na
empresa, levando-se em conta os estudos que tratam o assunto. A terceira
apresenta o Projeto Acesso de escolarização dos empregados da Petrobrás no
âmbito do processo produtivo. Por fim, trabalha-se a inserção da Universidade
do Amazonas no Projeto, refletindo sobre suas funções de ensino, pesquisa e
extensão. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, como técnica adequada
para demonstrar os resultados da experiência realizada em Porto Urucu. No
percurso teórico- metodológico deu-se ênfase a uma abordagem qualitativa,
focalizando a interação de diversos aspectos da realidade estudada. Na
apresentação e analise dos resultados, identifica-se o contexto
histórico-geográfico do município de Coari, numa perspectiva de compreensão de
sua realidade,já que é a base onde a empresa Petrobrás está instalada. Neste
capítulo, também consta o conteúdo manifesto nas falas dos cursistas, monitores
e gerentes, síntese do diálogo construído sobre vários aspectos do processo de
formação do trabalhador em serviço. Conclui-se o capítulo, apresentando as
estratégias de intervenção pedagógica da autora desse estudo, com destaque para
o Jornal do projeto Acesso. O último capítulo procede uma síntese avaliativa do
estudo, reafirmando a constatação de que, não obstante as ambigüidades que, por
vezes, perpassam o debate sobre o tema, há de fato, determinantes econômicos,
sócio-políticos e culturas mais amplos que atuam em favor da tendência de
qualificação dos trabalhadores, em decorrência da acelerada modernização dos
processos produtivos. Ao desconsiderar que, face às mudanças, a escolaridade,
vem tornando-se cada vez mais importante, sendo pré-requisito para o
crescimento do empregado dentro da empresa, observa-se que o Estado, de certa
forma abandona o seu papel de criar condições para implementação de propostas
políticas educacionais da formação profissional, transferindo para a iniciativa
privada o papel de elaborar projetos de educação, visando suprir a sua
ausência. Finalmente, aponta-se a necessidade de uma possível tomada de posição
da universidade, mais especificamente da Faculdade de Educação, pela
responsabilização e envolvimento de seus gestores e docentes em relação à
formação que interessa à classe trabalhadora.