JACIRA CABOCLO DA COSTA. A EDUCAÇÃO E O TRABALHO NO CONTEXTO DA ESCOLARIZAÇÃO DO TRABALHADOR ADULTO EM SERVIÇO.. 01/05/2000

 1v. 162p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): CARLOS GUILLERMO ROJAS NIÑO

 Biblioteca Depositaria: UNIVERSIDADE DO AMAZONAS / FACULDADE DE EDUCAÇÃO

 

Palavras - chave:

 EDUC. DO TRABALHADOR, EDUCAÇÃO E TRABALHO, UNIVERS. E EMPRES

 

Banca examinadora: 

 CARLOS GUILLERMO ROJAS NIÑO

 

 ERNESTO RENAN MELO DE FREITAS PINTO

 

 RAIMUNDO MARTINS FERREIRA

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 Resumo tese/dissertação:

 O presente estudo ao fazer uma reflexão sobre a escolarização do trabalhador em serviço, apresenta o Projeto Acesso, desenvolvido pela empresa Petrobrás em Porto Urucu no município de Coari no estado do Amazonas. A discussão do referencial teórico que embasa este trabalho foi organizada em quatro partes. A primeira contém uma abordagem histórica - crítica sobre a relação entre educação e trabalho que serviu para aprofundar o entendimento da temática desse estudo. A Segunda refere-se à criação da Petrobrás, relacionando os antecedentes históricos do petróleo no Brasil, articulando a política educacional inerente à qualificação do trabalhador na empresa, levando-se em conta os estudos que tratam o assunto. A terceira apresenta o Projeto Acesso de escolarização dos empregados da Petrobrás no âmbito do processo produtivo. Por fim, trabalha-se a inserção da Universidade do Amazonas no Projeto, refletindo sobre suas funções de ensino, pesquisa e extensão. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, como técnica adequada para demonstrar os resultados da experiência realizada em Porto Urucu. No percurso teórico- metodológico deu-se ênfase a uma abordagem qualitativa, focalizando a interação de diversos aspectos da realidade estudada. Na apresentação e analise dos resultados, identifica-se o contexto histórico-geográfico do município de Coari, numa perspectiva de compreensão de sua realidade,já que é a base onde a empresa Petrobrás está instalada. Neste capítulo, também consta o conteúdo manifesto nas falas dos cursistas, monitores e gerentes, síntese do diálogo construído sobre vários aspectos do processo de formação do trabalhador em serviço. Conclui-se o capítulo, apresentando as estratégias de intervenção pedagógica da autora desse estudo, com destaque para o Jornal do projeto Acesso. O último capítulo procede uma síntese avaliativa do estudo, reafirmando a constatação de que, não obstante as ambigüidades que, por vezes, perpassam o debate sobre o tema, há de fato, determinantes econômicos, sócio-políticos e culturas mais amplos que atuam em favor da tendência de qualificação dos trabalhadores, em decorrência da acelerada modernização dos processos produtivos. Ao desconsiderar que, face às mudanças, a escolaridade, vem tornando-se cada vez mais importante, sendo pré-requisito para o crescimento do empregado dentro da empresa, observa-se que o Estado, de certa forma abandona o seu papel de criar condições para implementação de propostas políticas educacionais da formação profissional, transferindo para a iniciativa privada o papel de elaborar projetos de educação, visando suprir a sua ausência. Finalmente, aponta-se a necessidade de uma possível tomada de posição da universidade, mais especificamente da Faculdade de Educação, pela responsabilização e envolvimento de seus gestores e docentes em relação à formação que interessa à classe trabalhadora.