SILVEIRA, Joveliana Amado da. Alfabetização Solidária e o papel do Centro Universitário do Triângulo - UNIT e da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. 2002. Dissertação de Mestrado. Centro Universitário do Triângulo UNIT

 

 Orientador: Marilúcia de Menezes Rodrigues

 

 Local: Triângulo Mineiro/MG

                                         

 Assunto: Assuntos:

 

1. Alfabetização Solidária

2. Educação de Jovens e Adultos

3. Extensão Universitária, 4. Letramento

 

Resumo:

 

            O estudo se voltou para as atividades do Centro Universitário do Triângulo - Unit e Universidade Federal de Uberlândia - UFU e suas Pró-Reitorias de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, como parceiras do Conselho da Comunidade Solidária no PAS. O objetivo geral deste trabalho é estudar o Programa Alfabetização Solidária, na cidade de Uberlândia, para analisar o papel das Instituições de Ensino Superior no que se refere às ações desenvolvidas pelas suas Pró-Reitorias de Extensão, para enfrentar os problemas específicos da sociedade concernentes às altas taxas de analfabetismo. E, como objetivos específicos:

1. estudar o Conselho da Comunidade Solidária para conhecer a origem do Programa

Alfabetização Solidária;

2. analisar o PAS, tendo como referência o material indicado pelo MEC, bem como as

propostas efetivadas pelas duas Instituições de Ensino Superior, quanto aos seus objetivos, conteúdos, método de trabalho, relevância social tanto para as instituições, quanto para as comunidades participantes;

3. estudar o Programa Alfabetização Solidária como viabilização da Extensão Universitária nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas;

4. constatar as ações específicas realizadas pelas IES, desenvolvidas no Curso de Formação dos Alfabetizadores, bem como na seleção, acompanhamento e avaliação realizados em municípios do Maranhão e do Ceará, no sentido de enfrentar os problemas concernentes ao analfabetismo e marginalidade em que vivem estas pessoas não-alfabetizadas;

5. verificar o impacto do PAS na vida dos Coordenadores Municipais, Alfabetizadores,

Monitores Pedagógicos e Alfabetizandos dos municípios nordestinos;

6. analisar a continuidade e descontinuidade do PAS nos municípios nordestinos no que se refere às questões ideológicas, políticas educacionais e políticas públicas que direcionaram o Programa