Luiz Carlos Sordi. Atuação dos alunos e egressos da Educação de jovens e adultos (EJA), nas organizações comunitárias do município de Chapecó/SC. 01/03/2003

 1v. 144p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL - DESENVOLVIMENTO REGIONAL

 Orientador(es): Inácio Helfer

 Biblioteca Depositaria: Central

 

Email do autor:

 lcsordi@bol.com.br

 

Palavras - chave:

 Educação Popular; Organização Comunitária; Desenv. Regional

 

 Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Arlete Renk

 

Linha(s) de pesquisa:

 Sociedade, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional  Aborda os processos sociais, culturais e políticos do desenvolvimento regional, articulando seus objetos em torno da configuração dos espaços público e privado, com ênfase nas políticas públicas, bem como nas formas de capital cultural e social.

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - Outros

 

Dependência administrativa: Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 Este trabalho é um estudo sobre a política de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Município de Chapecó/SC, elaborado à luz de conceitos sobre a Educação Popular e princípios metodológicos dialéticos. A pesquisa realizou-se através de entrevistas, leituras e análises de documentos desta política de Educação Popular implementada pela Administração Popular do Município de Chapecó/SC, no período de 1997 a 2002, voltando-se sobre os resultados da mesma na vida dos alunos e egressos, com destaque para a análise de sua participação em Organizações Comunitárias e sua contribuição para o Desenvolvimento Regional. A investigação revelou que no contexto do estudo sobre a Educação Popular há uma multiplicidade de definições, isso decorre do processo histórico e da conjuntura específica de cada implementação dessa política. A diversidade de enfoques que se pode encontrar sobre Educação Popular não exclui os conceitos fundamentais sobre seu caráter político-pedagógico, transformador, democrático, processual, integral e sistemático. No que concerne à participação dos alunos e egressos em Organizações Comunitárias e sua contribuição para o Desenvolvimento Regional, constatou-se uma expressiva melhora na qualificação das atividades dessas organizações, tanto na organização quanto na conscientização política de seus integrantes. A participação dos alunos e egressos da EJA ampliou as atividades das Organizações Comunitárias, motivando-as a assumir novas responsabilidades sociais que antes ficavam exclusivamente a cargo do Estado. A atuação dessas organizações no contexto da promoção de políticas públicas promoveu a cidadania impulsionando o Desenvolvimento Regional.