Ivani de Lourdes Marchesi de Oliveira. Do
mito da igualdade à realidade da discriminação: desvelações/revelações,
construções/desconstruções entre alunos
trabalhadores. 01/11/2001
1v.
234p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Petronilha Beatriz Gonçalves
e Silva
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Comunitária
da UFSCar
Palavras - chave:
Racismo; preconceito; discriminação
Área(s) do conhecimento:
ENSINO-APRENDIZAGEM
Banca examinadora:
Irene Sales de Souza
Linha(s) de pesquisa:
Processos de Ensino e Aprendizagem Consiste na
investigação, numa perspectiva hist.-evolutiva, da
epistemologia e de seus aspectos didático-metodol.,
relacionados ao processo ensino-aprend., em situações
de educação formal e informal, nos diferentes níveis e modalidades de ensino,
nas dive
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Esta dissertação foi elaborada para obtenção
do diploma de conclusão do curso de Mestrado, junto à Universidade Federal de
São Carlos. É o resultado de uma pesquisa/intervenção realizada no período de 1999 a 2001, na cidade de
Franca, entre alunos do E.J.A do Telecurso
2000. Teve por objetivos clarificar posturas racistas visando à superação das
mesmas, facilitando relações inter-étnicas. Abaixo
estão registradas algumas compreensões que a análise dos dados possibilitou:
representação do negro como um ser, depois como pessoa, compreendido numa
dimensão primordial da pele; representação de cultura nas dimensões de erudição
e tecnologia com repúdio ao passado e desenraizamento;
comportamentos e atitudes iniciais de racismo que foram se desconstruindo,
substituídos por ações de militância, de adoção de bebê negro, em realização de
outras pesquisas, em construções de olhares "espertos",
"fecundos", desconstruindo concepções alienadas; persistência em
representações, atitudes, comportamentos de compreensões manifestadas na
dimensão da primazia da pele que "voltava à tona quando se instalavam
certas contradições"; desvelações* de novos
conceitos de aula, ensino/aprendizagem, de adequação metodológica, da relação poder e conteúdo da relação de poder e
organização curricular; desvelações/desconstruções do "mito da igualdade" e outros
mitos como o da meritocracia da neutralidade da
escola.