Ivani de Lourdes Marchesi de Oliveira. Do mito da igualdade à realidade da discriminação: desvelações/revelações, construções/desconstruções entre alunos trabalhadores. 01/11/2001

 1v. 234p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - EDUCAÇÃO

 

 Orientador(es): Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Comunitária da UFSCar

 

Palavras - chave:

 Racismo; preconceito; discriminação

 

Área(s) do conhecimento: 

 ENSINO-APRENDIZAGEM

 

Banca examinadora: 

 Irene Sales de Souza

 

Linha(s) de pesquisa:

 Processos de Ensino e Aprendizagem  Consiste na investigação, numa perspectiva hist.-evolutiva, da epistemologia e de seus aspectos didático-metodol., relacionados ao processo ensino-aprend., em situações de educação formal e informal, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, nas dive

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 

 Esta dissertação foi elaborada para obtenção do diploma de conclusão do curso de Mestrado, junto à Universidade Federal de São Carlos. É o resultado de uma pesquisa/intervenção realizada no período de 1999 a 2001, na cidade de Franca, entre alunos do E.J.A do Telecurso 2000. Teve por objetivos clarificar posturas racistas visando à superação das mesmas, facilitando relações inter-étnicas. Abaixo estão registradas algumas compreensões que a análise dos dados possibilitou: representação do negro como um ser, depois como pessoa, compreendido numa dimensão primordial da pele; representação de cultura nas dimensões de erudição e tecnologia com repúdio ao passado e desenraizamento; comportamentos e atitudes iniciais de racismo que foram se desconstruindo, substituídos por ações de militância, de adoção de bebê negro, em realização de outras pesquisas, em construções de olhares "espertos", "fecundos", desconstruindo concepções alienadas; persistência em representações, atitudes, comportamentos de compreensões manifestadas na dimensão da primazia da pele que "voltava à tona quando se instalavam certas contradições"; desvelações* de novos conceitos de aula, ensino/aprendizagem, de adequação metodológica, da relação poder e conteúdo da relação de poder e organização curricular; desvelações/desconstruções do "mito da igualdade" e outros mitos como o da meritocracia da neutralidade da escola.