Maria José Corrêa de Souza. NOS (EN)CANTOS DA EJA: A DESCONSTRUÇÃO E CONSTRUÇÃO DA IMAGEM NA FORMAÇÃO DO LEITOR VISUAL. 01/05/2006  

1v. 151p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Moema Lúcia Martins Rebouças

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca da UFES

 

Palavras - chave:

 imagens; leitura; jovens; adultos

 

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO DE ADULTOS

 

 

Banca examinadora: 

 João Eudes Rodrigues Pinheiro

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 Educação e Linguagens  Estuda questões relacionadas com o processo de ensino-aprendizagem das linguagens oral, escrita, visual e matemática na educação formal e não formal.

 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

            Investiga o processo de formação de leitores visuais na Educação de Jovens e Adultos (EJA), objetivando perceber as atribuições de sentido que os alunos da EJA dão às imagens publicitárias e como o material educativo arte br cria competências para a formação de leitores de imagens. A pesquisa foi desenvolvida em duas escolas: uma na Rede Municipal de Vitória, com alunos de 5a série, e outra da Rede Estadual de Ensino, com alunos do 1o ano do ensino médio. Ao todo foram envolvidos 33 alunos. A escolha de turmas de níveis diferenciados justificou-se para que houvesse um universo maior de investigação, a partir de uma prática educativa de intervenção, utilizando o material educativo, arte br, em que os processos de leitura desses sujeitos são analisados a partir de textos verbais e não verbais, produzidos por eles, coletados de setembro a dezembro de 2004. Como referencial teórico de intervenção e de análise dos dados, utiliza a semiótica greimasiana. Para análise dos dados, conclui que os alunos fazem uma leitura mais subjetiva e analógica do que histórica das imagens.