Maria José Corrêa de Souza. NOS (EN)CANTOS DA EJA: A DESCONSTRUÇÃO E CONSTRUÇÃO DA IMAGEM NA
FORMAÇÃO DO LEITOR VISUAL. 01/05/2006
1v. 151p. Mestrado.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Moema
Lúcia Martins Rebouças
Biblioteca Depositaria: Biblioteca da UFES
Palavras
- chave:
imagens; leitura;
jovens; adultos
Área(s)
do conhecimento: EDUCAÇÃO DE ADULTOS
Banca
examinadora:
João Eudes Rodrigues
Pinheiro
Linha(s)
de pesquisa:
Educação e Linguagens Estuda questões relacionadas com o
processo de ensino-aprendizagem das linguagens oral, escrita, visual e
matemática na educação formal e não formal.
Dependência
administrativa
Federal
Resumo
tese/dissertação:
Investiga
o processo de formação de leitores visuais na Educação de Jovens e Adultos
(EJA), objetivando perceber as atribuições de sentido que os alunos da EJA dão
às imagens publicitárias e como o material educativo arte
br cria competências para a formação de leitores de
imagens. A pesquisa foi desenvolvida em duas escolas: uma na Rede Municipal de
Vitória, com alunos de 5a série, e outra da Rede Estadual de Ensino, com alunos
do 1o ano do ensino médio. Ao todo foram envolvidos 33 alunos. A escolha de
turmas de níveis diferenciados justificou-se para que houvesse um universo
maior de investigação, a partir de uma prática educativa de intervenção,
utilizando o material educativo, arte br, em que os
processos de leitura desses sujeitos são analisados a partir de textos verbais
e não verbais, produzidos por eles, coletados de
setembro a dezembro de 2004. Como referencial teórico de intervenção e de
análise dos dados, utiliza a semiótica greimasiana.
Para análise dos dados, conclui que os alunos fazem uma leitura mais subjetiva
e analógica do que histórica das imagens.