LÚCIA LEOCÁDIA VEIGA LIMA. A AÇÃO EDUCATIVA COM JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DAS SIGNIFICAÇÕES DO CURRÍCULO NO "LUGAR" SALA DE
AULA NA EXPERIÊNCIA DO SEJA - POA.. 01/10/2001
1v. 159p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - EDUCAÇÃO
Orientador(es): JAQUELINE MOLL
Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO
Email do autor:
lucia_vlima@ig.com.br
Palavras - chave:
educação de jovens e adultos; sala de aula; currículo
Área(s) do conhecimento:
CURRÍCULO
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
ENSINO-APRENDIZAGEM
POLÍTICA EDUCACIONAL
Banca examinadora:
LEONCIO SOARES
RUTE VIVIAN ANGELO BAQUERO
Linha(s) de pesquisa:
EIXO TEMÁTICO 2: POLÍTICAS DE FORMAÇÃO, POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO X
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
A presente dissertação identifica e analisa na ação educativa com jovens e adultos algumas das significações do currículo no "lugar" sala de aula, do SEJA - POA (Serviço de Educação de Jovens e Adultos de Porto Alegre). A investigação envolveu duas turmas de Totalidades Inicias do Instituto Psiquiátrico Forense, um dos lugares conveniados com o SEJA - POA na implantação da proposta curricular. Tendo como centro da análise a ação educativa, a investigação foi desenvolvida a partir de observações participantes do "lugar" sala de aula, de entrevistas semi - estruturadas com os sujeitos da pesquisa, alunos/as e professoras, de coleta de material produzido e trabalhado em sala de aula, utilizando como pano de fundo para a análise das significações do currículo, o ideário do SEJA - POA. A pesquisa caracterizou-se por um olhar prolongado da sala de aula na interação com a realidade dos sujeitos da pesquisa, caminho de pesquisa facilitado pela atividade desempenhada junto ao SEJA - POA como apoiadora pedagógica deste local.