VANISE DOS SANTOS GOMES. PARA ALÉM DAS AREIAS BRANCAS: SIGNIFICADOS DA ESCOLARIZAÇÃO E DO ALFABETISMO PARA A POPULAÇÃO DE SÃO JOSÉ DO NORTE. 01/12/2001. 1v. 167p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL - EDUCAÇÃO

 

 Orientador(es): MARIA EMÍLIA AMARAL ENGERS

 Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA CENTRAL DA PUCRS

 

Email do autor:

 vaniseg@terra.com.br

 

Palavras - chave:

 EDUCAÇÃO; ANALFABESTISMO; ALFABESTISMO;CULTURA;ESCOLARIZAÇÃO

 

 Área(s) do conhecimento:  EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 CARLOS ROGRIGUES BRANDÃO

 

 Linha(s) de pesquisa:  ENSINO E EDUCAÇÃO DE PROFESSORES  PRETENDE ESTUDAR O FENÔMENO DO ENSINO, BEM COMO SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO DE PROFESSORES, PROPORCIONANDO ELEMENTOS PARA TOMADA DE DECISÕES RELATIVAS A TRANSFORMAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

 

 Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação:   CNPq

 

Dependência administrativa

  Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 A presente dissertação constitui-se em um estudo referente ao municipio de São José do Norte (RS) cujo objetivo foi compreender os significados do alfabetismo e da escolarização para o povo dessa cidade, buscando identificar os fatores histórico-sociais que influenciam na construção de tais significados, bem como, na permanência, ao longo dos anos, de um elevado índice de analfabetismo na população com idades entre 15 anos e mais. 0 estudo caracteriza-se por uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico, dadas as específicas características da investigação. Os dados foram coletados por meio de observações do cotidiano de São José do Norte, registradas em diário de campo, entrevistas semi-estruturadas, documentos e fotos. Estes materiais foram analisados com base na metodologia de análise de conteúdo. Para melhor entender as maneiras como a população vive e se manifesta, o município foi caracterizado em termos de organização social e situado em seu contexto histórico. Assim, a tradução dos significados expressos por tais contextos em que São José do Norte esteve e está inserido, possibilitou traçar reflexões que convergissem para o entendimento do principal objetivo que guiou este trabalho. O referencial teórico focaliza estudos sobre alfabetismo social e também sobre identidade. Estes com o objetivo específico de melhor entender a imagem de si mesmo e a das pessoas analfabetas projetada pelo nortense, e aqueles com o propósito de refletir sobre a relação entre cultura e alfabetismo no município foco desta investigação. Dos dados analisados emergiram as constatações de que os usos da leitura e da escrita não são valorizados de forma enfática na cultura nortense, o que vem a limitar o desejo de muitas pessoas de se alfabetizar. Os significados da escolarização e do alfabetismo estão relacionados a atividades educativas informais, nas quais possa haver uma relação entre trabalho e conhecimento