VANISE DOS SANTOS GOMES. PARA ALÉM DAS AREIAS BRANCAS: SIGNIFICADOS DA
ESCOLARIZAÇÃO E DO ALFABETISMO PARA A POPULAÇÃO DE SÃO JOSÉ DO NORTE.
01/12/2001. 1v. 167p. Mestrado. PONTIFÍCIA
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL - EDUCAÇÃO
Orientador(es): MARIA EMÍLIA AMARAL ENGERS
Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA CENTRAL DA PUCRS
Email do autor:
vaniseg@terra.com.br
Palavras - chave:
EDUCAÇÃO; ANALFABESTISMO; ALFABESTISMO;CULTURA;ESCOLARIZAÇÃO
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
CARLOS ROGRIGUES BRANDÃO
Linha(s) de pesquisa: ENSINO E EDUCAÇÃO DE PROFESSORES PRETENDE ESTUDAR O FENÔMENO DO ENSINO, BEM COMO SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO DE PROFESSORES, PROPORCIONANDO ELEMENTOS PARA TOMADA DE DECISÕES RELATIVAS A TRANSFORMAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CNPq
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
A presente dissertação
constitui-se em um estudo referente ao municipio de
São José do Norte (RS) cujo objetivo foi compreender os significados do alfabetismo e da escolarização para o povo dessa cidade,
buscando identificar os fatores histórico-sociais que influenciam na construção
de tais significados, bem como, na permanência, ao longo dos anos, de um
elevado índice de analfabetismo na população com idades entre 15 anos e mais.
0 estudo caracteriza-se por uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico,
dadas as específicas características da investigação.
Os dados foram coletados por meio de observações do cotidiano de São José do
Norte, registradas em diário de campo, entrevistas semi-estruturadas,
documentos e fotos. Estes materiais foram analisados com base na metodologia de
análise de conteúdo. Para melhor entender as maneiras como a população vive e
se manifesta, o município foi caracterizado em termos de organização social e
situado em seu contexto histórico. Assim, a tradução dos significados expressos
por tais contextos