ANTONIA FERNANDA DA SILVA SANTOS. O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária e a Importância da Escolarização na Opinião de Assentados Rurais do Sertão do Estado de Sergipe. 01/07/2005 1v. 146p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO: HISTÓRIA, POLÍTICA, SOCIEDADE

 

 Orientador(es): MARCOS CÉZAR DE FREITAS

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca da PUC/SP

 

Palavras - chave: Educação Rural, Educação de Jovens e Adultos

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 MARCOS CÉZAR DE FREITAS

 

 ZEILA DE BRITO FABRI DEMARTINI

 

Linha(s) de pesquisa:

 Escola e Cultura: Perspectivas das Ciências Sociais  Investiga como a instituição social escolar realiza os processos e as práticas educacionais, visando à formação e à educação dos seus profissionais e dos sujeitos que envolve.

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: FORD

 

Dependência administrativa

  Particular

 

Resumo tese/dissertação:

            A partir do final dos anos 1970 intensifica-se a atuação dos diversos movimentos sociais no Brasil. Estes tinham como horizonte político, diversas lutas que despontavam como forma de resistência à exclusão em todas as suas faces: econômica, política e social. No espaço rural brasileiro desponta um movimento social importante: o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, que tem uma luta específica que é a luta pela terra, mas que também indica que a posse da terra não é o suficiente, mostrando ser preciso ter condições de sobreviver nela de forma digna. Além da luta por saúde e infra-estrutura física nos assentamentos, desponta a demanda por educação. O governo federal se vê forçado a reconhecer esse direito por Educação e em 1998 cria o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) tendo como população-alvo os assentados e acampados da Reforma Agrária na faixa etária a partir dos 14 anos. Nos assentamentos do Estado de Sergipe a situação de analfabetismo não se diferencia da realidade brasileira. A clientela do Pronera é ampla, o que nos levou a realizar essa pesquisa objetivando entender o porquê do jovem e do adulto assentado, tendo ou não alguma experiência anterior de escolarização, ter decidido por freqüentar uma sala de aula de alfabetização e educação. Também buscávamos responder quais as motivações e expectativas que tinham ao fazer parte de uma sala de aula no projeto de assentamento. Para responder a essas indagações elegemos como sujeitos desta pesquisa 09 assentados jovens e adultos (05 homens e 04 mulheres) egressos do Pronera do ano de 2002 localizados no Sertão Sergipano, mais especificamente no Assentamento denominado de Jacaré Curituba. Os assentados deste Assentamento atribuem valores diferenciados à escola, considerando-a importante e revelando interesse e não indiferença pela instituição. Demonstram que sempre houve o interesse pela mesma e que se apresenta desde a infância. Porém, o interesse não foi suficiente para garantir a permanência na escola na idade considerada adequada, ou seja, na infância e na adolescência. A investigação demonstrou que os assentados (principalmente os adultos) têm interesse por escolarizar-se e não objetivam somente ficar num estágio puro e simples de alfabetização. Contudo, alguns não têm quaisquer perspectivas quanto ao futuro prosseguimento educacional, principalmente devido à idade que têm, considerada por eles como avançada.