MARIA JOSÉ MEDEIROS DANTAS DE MELO. DO CONTAR DE CABEÇA À CABEÇA PARA O CONTAR: HISTÓRIAS DE VIDA, REPRESENTAÇÕES E
SABERES MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 01/04/2004
1v. 235p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - EDUCAÇÃO
Orientador(es): MARIA DA CONCEIÇÃO FERRER BOTELHO S. PASSEGGI
Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA SETORIAL DO CCSA
Palavras - chave:
JOVENS E ADULTOS. ETNOMATEMÁTICA. HISTÓRIAS DE VIDA.
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
PEDRO FRANCO DE SÁ
Linha(s) de pesquisa:
1.4 FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE Pesquisa os proc. format. de professores com base em abord. teór. que têm eixo norteador a profissional. docente. Estuda proc. de construção de saberes e competências dos prof. na persp. de definir e trab. as bases epistemol. da form. inicia/ continuada.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
ESTE TRABALHO SE INSERE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS NUMA ABORDAGEM ETNOMATEMÁTICA. BUSCA INVESTIGAR ASPECTOS MOTIVADORES/FACILITADORES DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE UM GRUPO DE ALUNOS TRABALHADORES NUMA EMPRESA DE FABRICAÇÃO DE CALÇADOS, EM NATAL, E A SUA PROFESSORA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA NUMA PERSPECTIVA ETNOGRÁFICA. ANCORA-SE NAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E NA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, POSSIBILITANDO CLARIFICAR AS REPRESENTAÇÕES QUE OS ATORES FORAM CONSTRUINDO E (RE)CONSTRUINDO NO SEU PERCURSO DE VIDA AO RELACIONAREM-SE COM A MATEMÁTICA. OS RESULTADOS DAS ANÁLISES APONTAM QUE AS NARRATIVAS DAS HISTÓRIAS DE VIDA DO GRUPO FORAM RELEVANTES PARA O REDIRECIONAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE EM EJA, ABRINDO ESPAÇOS PARA O DESVELAMENTO DE COMO OS JOVENS E ADULTOS PENSAM, REFLETEM E SE POSICIONAM ACERCA DE SUA ESCOLARIZAÇÃO, E PARA AS TRANSFORMAÇÕES DE SUAS REPRESENTAÇÕES E RESSIGNIFICAÇÃO DE SUAS IDENTIDADES, NO REENCONTRO COM A ESCOLA E COM A MATEMÁTICA. O ESTUDO TAMBÉM EVIDENCIOU TRÊS GRANDES MOMENTOS MOTIVADORES/FACILITADORES DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA EM EJA: A EXPOSIÇÃO DIALOGADA; A PROBLEMATIZAÇÃO COOPERATIVA; O TRABALHO INDIVIDUAL. OUTROS ASPECTOS SIGNIFICATIVOS FORAM EXPLICITADOS NESSES MOMENTOS: A PESQUISA; A VALORIZAÇÃO DO SER; A AFETIVIDADE; O RESPEITO AOS LIMITES DE CADA ALUNO; O INCENTIVO À CRIATIVIDADE; A REFLEXÃO DO ALUNO SOBRE O SEU PRÓPRIO PENSAR.