MARIA JOSÉ MEDEIROS DANTAS DE MELO. DO CONTAR DE CABEÇA À CABEÇA PARA O CONTAR: HISTÓRIAS DE VIDA, REPRESENTAÇÕES E SABERES MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 01/04/2004

 1v. 235p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): MARIA DA CONCEIÇÃO FERRER BOTELHO S. PASSEGGI

 Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA SETORIAL DO CCSA

 

Palavras - chave:

 JOVENS E ADULTOS. ETNOMATEMÁTICA. HISTÓRIAS DE VIDA.

 

 Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 PEDRO FRANCO DE SÁ

 

 Linha(s) de pesquisa:

 1.4 FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE  Pesquisa os proc. format. de professores com base em abord. teór. que têm eixo norteador a profissional. docente. Estuda proc. de construção de saberes e competências dos prof. na persp. de definir e trab. as bases epistemol. da form. inicia/ continuada.

 

 Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 ESTE TRABALHO SE INSERE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS NUMA ABORDAGEM ETNOMATEMÁTICA. BUSCA INVESTIGAR ASPECTOS MOTIVADORES/FACILITADORES DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE UM GRUPO DE ALUNOS TRABALHADORES NUMA EMPRESA DE FABRICAÇÃO DE CALÇADOS, EM NATAL, E A SUA PROFESSORA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA NUMA PERSPECTIVA ETNOGRÁFICA. ANCORA-SE NAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E NA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, POSSIBILITANDO CLARIFICAR AS REPRESENTAÇÕES QUE OS ATORES FORAM CONSTRUINDO E (RE)CONSTRUINDO NO SEU PERCURSO DE VIDA AO RELACIONAREM-SE COM A MATEMÁTICA. OS RESULTADOS DAS ANÁLISES APONTAM QUE AS NARRATIVAS DAS HISTÓRIAS DE VIDA DO GRUPO FORAM RELEVANTES PARA O REDIRECIONAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE EM EJA, ABRINDO ESPAÇOS PARA O DESVELAMENTO DE COMO OS JOVENS E ADULTOS PENSAM, REFLETEM E SE POSICIONAM ACERCA DE SUA ESCOLARIZAÇÃO, E PARA AS TRANSFORMAÇÕES DE SUAS REPRESENTAÇÕES E RESSIGNIFICAÇÃO DE SUAS IDENTIDADES, NO REENCONTRO COM A ESCOLA E COM A MATEMÁTICA. O ESTUDO TAMBÉM EVIDENCIOU TRÊS GRANDES MOMENTOS MOTIVADORES/FACILITADORES DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA EM EJA: A EXPOSIÇÃO DIALOGADA; A PROBLEMATIZAÇÃO COOPERATIVA; O TRABALHO INDIVIDUAL. OUTROS ASPECTOS SIGNIFICATIVOS FORAM EXPLICITADOS NESSES MOMENTOS: A PESQUISA; A VALORIZAÇÃO DO SER; A AFETIVIDADE; O RESPEITO AOS LIMITES DE CADA ALUNO; O INCENTIVO À CRIATIVIDADE; A REFLEXÃO DO ALUNO SOBRE O SEU PRÓPRIO PENSAR.