Daniela Fernanda Ferreira da Silva. A relação entre o aprendizado e o mundo do trabalho na concepção dos estudantes de Ensino Médio do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos do município de Pinhais - PR. 01/09/2005

 1v. 213p. Mestrado. UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - TECNOLOGIA

 Orientador(es): Domingos Leite Lima Filho

 Biblioteca Depositaria: UTFPR

 

Palavras - chave:

 ensino profissional;educação, tecnologia e trabalho

 

Área(s) do conhecimento: 

 MULTIDISCIPLINAR

 

Banca examinadora: 

 Mário Lopes Amorim

 

Linha(s) de pesquisa:

 TECNOLOGIA & TRABALHO  Desenvolve projetos que considerem como suportes às novas dimensões da tecnologia, a contextualização histórica, sócio-cultural, científica e educacional a fim de que as mesmas não se tornem fragmentárias, manipulativas e puramente instrumentais.

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 O presente trabalho tem por objetivo verificar a concepção que os alunos de Ensino Médio do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos do município de Pinhais possuem sobre o aprendizado no referido Programa e sua relação com a inserção, manutenção e mobilidade dentro do atual mundo do trabalho. Em termos metodológicos esta pesquisa caracterizou-se como qualitativa, de natureza interpretativa, de perspectiva histórica, sendo desenvolvida nas seguintes etapas: levantamento teórico da produção acadêmica desenvolvida no Brasil sobre a Educação de Adultos pela qual se pôde verificar a necessidade da aproximação entre pesquisas sobre a EJA e as que se referem ao Ensino Médio e profissional. Pela revisão bibliográfica referente ao histórico da temática que possibilitou contextualizar a educação de jovens e adultos no panorama da educação brasileira. E através da análise das políticas públicas específicas da Educação de Jovens e Adultos relacionando-as com as políticas atuais do Ensino Médio, elaborando uma visão aprofundada da legislação sobre essas modalidades de ensino, como também do ideário no qual se baseiam esses documentos, podendo assim ser feita uma reflexão sobre as mediações e possíveis contradições entre a escolarização formal e a categoria trabalho. Por fim, foi utilizado para a pesquisa de campo um questionário com questões fechadas e questões abertas além de entrevista semi-estruturada aplicados aos sujeitos da pesquisa, possibilitando, através dos dados obtidos, levantar algumas reflexões sobre as condições concretas do Ensino Médio no CEEBJA-Pinhais e as contradições da relação entre ensino de adultos e educação média. Os resultados, bem como as considerações sobre as análises obtidas através da pesquisa de campo, servem para que se aprofundem as reflexões sobre a especificidade dessa modalidade de ensino (EJA), como também sobre o grupo heterogêneo e singular que compõe a Educação de Jovens e Adultos.