Janete Pedrinha Fink dos Santos. OS QUATRO PILARES PROPOSTOS PELO RELATÓRIO DELORS E A EUDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 01/01/2004

 1v. 120p. Mestrado. UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Antônio Elízio Pazeto

 Biblioteca Depositaria: biblioteca Central

 

 

Palavras - chave:

 4 Pilares; EJA; Inserção

 

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

 

Banca examinadora: 

 Antônio Elízio Pazeto

 

 Ernesto Jacob Keim

 

 

Linha(s) de pesquisa:

CONHECIMENTO, PROCESSOS E MÉTODOS  Epistemologia da Educação; O conhecimento e métodos de sua produção na pesquisa em educação e processos de sua apropriação ou reconstrução na prática pedagógica

 

 

Dependência administrativa

  Municipal

 

 

Resumo tese/dissertação:

Esta pesquisa tem por objetivo investigar e debater como se dá a inserção dos quatro pilares da educação para o século XXI propostos no relatório Delors: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser, no material didático utilizado no curso modularizado de jovens e adultos dos NAES (Núcleo Avançado de Ensino Supletivo) vinculados ao CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos) de Blumenau. O interesse de investigar a qualidade do ensino modularizado na Educação de Jovens e Adultos (EJA), surgiu diante das dificuldades sentidas nos dez anos de vivências na docência com este grupo de estudantes, apesar das mudanças na metodologia de trabalho que ocorreram desde 1999. A inserção dos quatro pilares da educação no ensino modularizado foi propagada como possibilidade de superação das dificuldades diagnosticadas. Para o entendimento da inserção da EJA nos acontecimentos políticos e educacionais do Brasil e de Santa Catarina, esta pesquisa destaca os fatos marcantes ocorridos de 1930 a 2001. A fundamentação teórica da pesquisa é embasada principalmente em Paulo Freire, Edgar Morin e João Batista Libanio, os quais destacam a importância dos quatro pilares para uma nova educação. Esta pesquisa de natureza qualitativa apoiada em análise documental e entrevista com os autores e responsáveis pela produção do material didático investigado se apoiou em instrumento de análise construído especialmente para este fim. A partir da análise dos módulos e das entrevistas esta pesquisa concluiu que o nível de inserção dos quatro pilares é de fraco para inexistente e não respeitam as aprendizagens essenciais que são o conhecer, o fazer, o conviver e ser. Na análise dos materiais e nas entrevistas ficou claro também a distância entre a publicidade de que seria oferecido um novo material para a EJA apoiado em aspectos mundialmente aceitos e a falta de qualidade dos textos bem como a falta de um programa de construção e a falta de preparação dos autores.