Renata Paixão Coroa. SABERES CONSTRUÍDOS PELOS PROFESSORES DE
MATEMÁTICA EM SUA
PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 01/07/2006
1v. 107p. Mestrado.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
Orientador(es): Tadeu Oliver Gonçalves
Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA CENTRAL DA
UFPA
Palavras - chave:
SABERES DOCENTES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EJA
Área(s) do conhecimento:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Banca examinadora:
Ivanilde Apoluceno
de Oliveira
Tadeu Oliver Gonçalves
Terezinha Valim Oliver Gonçalves
Linha(s) de pesquisa:
Formação Profissional de Professores na área
de Matemática Formação
inicial e continuada em quaisquer níveis e sistemas de ensino, privilegiando-se
temáticas que envolvam tanto a formação de docentes reflexivo-pesquisadores,
quanto a formação de novas/outras culturas de formação e desenvolvimento
profissional.
Idioma(s):
Português
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
ESTE TRABALHO É SOBRE A PRÁTICA DE PROFESSORES
DE MATEMÁTICA QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). TRATA-SE DE UMA
PESQUISA QUALITATIVA CULO OBJETIVO É IDENTIFICAR, POR MEIO
DAS FALAS DOS PROFESSORES, OS SABERES POR ELES PRODUZIDOS EM SUA PRÁTICA DOCENTE
NA EJA. PARA A CONSTRUÇÃO DOS DADOS, REALIZAMOS ENTREVISTAS SEMI ESTRUTURADAS
COM SEIS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EJA E A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS PARA
48 ALUNOS DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE BELÉM DO PARÁ. DOS DIÁLOGOS QUE
MANTIVEMOS COM OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EJA EMERGIRAM OS SABERES
EXPERIENCIAIS QUE ELES DESENVOLVEM EM SUA PRÁTICA NA EJA. OS SABERES EXPERIENCIAIS
DIZEM RESPEITO AO USO DE LINGUAGEM E METODOLOGIAS ADEQUADAS AOS ALUNOS, À
CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, AO RESGATE SOCIAL DOS ALUNOS, ENTRE
OUTROS. POR MEIO DE SUAS EXPERIÊNCIAS OS PROFESSORES REELABORAM E ADAPTAM SEUS
SABERES COM BASE NAS PECULIARIDADES DE SEUS ALUNOS DA EJA E NA REFLEXÃO QUE
FAZEM SOBRE SUAS PRÓPRIAS PRÁTICAS. AS FALAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
EVIDENCIAM SUA INSATISFAÇÃO COM OS CONHECIMENTOS RECEBIDOS EM SUA FORMAÇÃO INICIAL
PARA ENSINAR NA EJA, O QUE OS FAZ MANTER EM SUAS PRÁTICAS, UM
CONSTANTE PROCESSO DE REFLEXÃO E AUTO FORMAÇÃO PARA
ATUAR NESSA MODALIDADE DE ENSINO. PARA TANTO, É IMPORTANTE QUE OS PROFESSORES
ESTABELEÇAM, ENTRE SI, RELAÇÕES DE PARCERIA TENDO EM VISTA A MELHORIA
DO ENSINO PARA OS ALUNOS DA EJA, O QUE PODE CONTRIBUIR COM A IMPLEMENTAÇÃO DO
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NAS ESCOLA DA EJA.