Renata Paixão Coroa. SABERES CONSTRUÍDOS PELOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM SUA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 01/07/2006

 1v. 107p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS

 Orientador(es): Tadeu Oliver Gonçalves

 Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA CENTRAL DA UFPA

 

Palavras - chave:

 SABERES DOCENTES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EJA

 

 Área(s) do conhecimento: 

 ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

 

 

Banca examinadora: 

 Ivanilde Apoluceno de Oliveira

 

 Tadeu Oliver Gonçalves

 

 Terezinha Valim Oliver Gonçalves

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 Formação Profissional de Professores na área de Matemática  Formação inicial e continuada em quaisquer níveis e sistemas de ensino, privilegiando-se temáticas que envolvam tanto a formação de docentes reflexivo-pesquisadores, quanto a formação de novas/outras culturas de formação e desenvolvimento profissional.

 

 Idioma(s):

 Português

 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

 ESTE TRABALHO É SOBRE A PRÁTICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA CULO OBJETIVO É IDENTIFICAR, POR MEIO DAS FALAS DOS PROFESSORES, OS SABERES POR ELES PRODUZIDOS EM SUA PRÁTICA DOCENTE NA EJA. PARA A CONSTRUÇÃO DOS DADOS, REALIZAMOS ENTREVISTAS SEMI ESTRUTURADAS COM SEIS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EJA E A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS PARA 48 ALUNOS DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE BELÉM DO PARÁ. DOS DIÁLOGOS QUE MANTIVEMOS COM OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EJA EMERGIRAM OS SABERES EXPERIENCIAIS QUE ELES DESENVOLVEM EM SUA PRÁTICA NA EJA. OS SABERES EXPERIENCIAIS DIZEM RESPEITO AO USO DE LINGUAGEM E METODOLOGIAS ADEQUADAS AOS ALUNOS, À CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, AO RESGATE SOCIAL DOS ALUNOS, ENTRE OUTROS. POR MEIO DE SUAS EXPERIÊNCIAS OS PROFESSORES REELABORAM E ADAPTAM SEUS SABERES COM BASE NAS PECULIARIDADES DE SEUS ALUNOS DA EJA E NA REFLEXÃO QUE FAZEM SOBRE SUAS PRÓPRIAS PRÁTICAS. AS FALAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA EVIDENCIAM SUA INSATISFAÇÃO COM OS CONHECIMENTOS RECEBIDOS EM SUA FORMAÇÃO INICIAL PARA ENSINAR NA EJA, O QUE OS FAZ MANTER EM SUAS PRÁTICAS, UM CONSTANTE PROCESSO DE REFLEXÃO E AUTO FORMAÇÃO PARA ATUAR NESSA MODALIDADE DE ENSINO. PARA TANTO, É IMPORTANTE QUE OS PROFESSORES ESTABELEÇAM, ENTRE SI, RELAÇÕES DE PARCERIA TENDO EM VISTA A MELHORIA DO ENSINO PARA OS ALUNOS DA EJA, O QUE PODE CONTRIBUIR COM A IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NAS ESCOLA DA EJA.