CARLOS FABIAN DE CARVALHO. A
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A UNIVERSIDADE: A EXPERIENCIA DO NÚCLEO DE
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO.
01/12/2004
1v. 180p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - EDUCAÇÃO
Orientador(es): LEONCIO JOSE GOMES SOARES
Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG
Palavras - chave:
JOVENS E ADULTOS, NÚCLEO E EDUCAÇÃO
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
TIMOTHY DENIS IRELAND
Linha(s) de pesquisa:
Sociedade, Cultura e Educação Centra-se no estudo da const. de sujeitos, movimentos sociais e inst. educac. a partir das perspectivas sociológica, antropológica, psicologógica e histórica de investiação.
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Esta pesquisa está inserida no campo da Educação de Pessoas Jovens e Adultas, enfocando a formação de professores para esta modalidade. O trabalho discute, primeiramente. em uma perspectiva histórica a constituição das universidades públicas no Brasil, procurando compreendê-las na sua relação com a sociedade civil. Na procura de identificar suas origens, o capítulo inicial permite ao leitor um passeio recortado pela trajetória do ensino superior brasileiro, analisando alguns dilemas enfrentados por estas instituições na atualidade e posteriormente analisa o lugar ou os lugares da educação de jovens e adultos nas universidades brasileiras, e suas contribuições para a constituição desse campo de estudos. Para investigarmos esta relação, tomamos como experiência o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da Universidade Federal do Espírito Santo. Ao contar a história da do NEJA-UFES, a pesquisa identifica as estratégias construídas de ocupação/resistência, frente às adversidades encontradas pelos que atuam com a educação de jovens e adultos nas universidades de nosso país. A partir da experiência capixaba, identificamos uma luta, que parece ser interminável pela afirmação desse campo de estudos. Luta esta, que no NEJA ocorre na atuação em frentes de formação do educador, assessoria a grupos externos à universidade, além do atendimento à demanda de educação básica para jovens e adultos trabalhadores. No ultimo capítulo, discutimos, a partir da experiência do NEJA-UFES nas ações de formação do educador, a questão da especificidade da formação do educador de jovens e adultos. Na investigação das práticas cotidianas do Núcleo e nos relatos dos educadores entrevistados ou que tiveram seus relatórios analisados, procuramos perceber elementos que mapeiam as especificidades no processo de formação do educador.