Miliane Nogueira Magalhães Benício. Escrita e processos de letramento: construindo inter-relações entre conhecimento sistematizado e práticas sociais letradas. 2007                                                                                                                          

 

1v. 219 p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - FACULDADE DE EDUCAÇÃO                                                                                                        

 

Orientador(es): STELLA MARIS BORTONI DE FIGUEIREDO RICARDO                                               

 

Biblioteca Depositaria: Repositório UnB

 

 

Palavras - chave:

Letramento; práticas sociais letradas; conhecimento sistematizado; educação de jovens e adultos.

 

Área(s) do conhecimento: ESCOLA, APRENDIZAGEM E TRABALHO PEDAGÓGICO

 

Banca examinadora:                                                                                                           

MARIA CECILIA DE MAGALHÃES MOLLICA                                                                                      

CRISTIANO ALABERTO MUNIZ                                                                                                        

MARIA ALEXANDRA MILITÃO RODRIGUES

 

Linha(s) de pesquisa:

PONTES ENTRE OS SABERES ACADÊMICOS SOCIOLINGUÍSTICO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES Construir um currículo de sociolinguística educacional voltado para a formação de professores.

Dependência administrativa                                                                                                

Federal

 

Resumo tese/dissertação:

Analisa, no processo de letramento, a construção de inter-relações entre conhecimento sistematizado e práticas sociais letradas para o adulto, considerando-se o letramento como prática social e os conhecimentos lingüísticos necessários para o letramento e a alfabetização. A pesquisa foi desenvolvida levando em conta princípios da Etnografia Educacional Colaborativa. O estudo de caso foi realizado no contexto rural, da chácara Boa Esperança, no município de Itapuranga, interior do Estado de Goiás e teve como locus de pesquisa uma ação pedagógica de intervenção em prol do letramento de um adulto de 63 anos de idade. Na pesquisa identificamos e analisamos como os conhecimentos prévios e o contexto cultural de uso da escrita favorecem a construção do conhecimento sistematizado da língua escrita. Com este estudo esperamos mostrar que a escrita não é um objeto constituído de códigos secretos de difícil acesso para o aprendiz adulto. Mas, sim, que o adulto, por já ter construído estratégias de inserção na cultura letrada como trabalhador e como consumidor, já construiu também conhecimentos sobre essa linguagem que, se considerados na relação pedagógica, podem representar o "pulo do gato" para a sua efetiva transição para o mundo letrado.