Miliane Nogueira Magalhães
Benício. Escrita e processos de letramento: construindo inter-relações entre
conhecimento sistematizado e práticas sociais letradas. 2007
1v. 219 p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Orientador(es): STELLA MARIS BORTONI
DE FIGUEIREDO RICARDO
Biblioteca
Depositaria: Repositório UnB
Palavras -
chave:
Letramento; práticas
sociais letradas; conhecimento sistematizado; educação de jovens e adultos.
Área(s) do conhecimento: ESCOLA,
APRENDIZAGEM E TRABALHO PEDAGÓGICO
Banca examinadora:
MARIA CECILIA DE MAGALHÃES MOLLICA
CRISTIANO ALABERTO MUNIZ
MARIA ALEXANDRA MILITÃO RODRIGUES
Linha(s) de
pesquisa:
PONTES ENTRE OS SABERES
ACADÊMICOS SOCIOLINGUÍSTICO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Construir um currículo de sociolinguística educacional voltado para a formação
de professores.
Dependência administrativa
Federal
Resumo
tese/dissertação:
Analisa, no processo
de letramento, a construção de inter-relações entre conhecimento sistematizado
e práticas sociais letradas para o adulto, considerando-se o letramento como
prática social e os conhecimentos lingüísticos
necessários para o letramento e a alfabetização. A pesquisa foi desenvolvida
levando em conta princípios da Etnografia Educacional Colaborativa. O estudo de
caso foi realizado no contexto rural, da chácara Boa Esperança, no município de
Itapuranga, interior do Estado de Goiás e teve como locus de pesquisa uma ação pedagógica de intervenção em
prol do letramento de um adulto de 63 anos de idade. Na pesquisa identificamos
e analisamos como os conhecimentos prévios e o contexto
cultural de uso da escrita favorecem a construção do conhecimento
sistematizado da língua escrita. Com este estudo esperamos mostrar que a
escrita não é um objeto constituído de códigos secretos de difícil acesso para
o aprendiz adulto. Mas, sim, que o adulto, por já ter construído estratégias de
inserção na cultura letrada como trabalhador e como consumidor, já construiu
também conhecimentos sobre essa linguagem que, se considerados na relação
pedagógica, podem representar o "pulo do gato" para a sua efetiva
transição para o mundo letrado.