Sheila Maria Pereira Fernandes. Política de Educação para Jovens e Adultos - os desafios para implementação e a Manutenção do PMEA no Município de Uberlândia-MG (anos 1980-2000).. 01/07/2002

 1v. 161p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): FERNANDO MARSON

 Biblioteca Depositaria: UFU

 

Palavras - chave:

 Educação de Jovens e Adultos, Políticas Públicas, Escolas

 

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO E  EDUCAÇÃO DE ADULTOS

 

 

Banca examinadora: 

 Marilúcia de Menezes Rodrigues

 

 

Linha(s) de pesquisa:

            SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS  Esta Linha de Pesquisa define-se como um campo de investigação científica que visa à produção de novos conhecimentos referentes aos Saberes e Práticas Educativas; à análise das diversas dimensões do processo de ensino e aprendizagem

 

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - DS

 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

 Esta dissertação possui como tema as Políticas da Educação de Jovens e Adultos, num resgate histórico de suas principais ações, focalizando, principalmente aquelas ocorridas no município de Uberlândia-MG, no período de 1982 à 2000, ressaltando os seus principais desafios para implantação e manutenção do programa municipal para erradicação do analfabetismo (PMEA). Para realização desta pesquisa, foram utilizados levantamentos e análise de dados estatísticos, documentados institucionais, entrevistas orais com ex-secretários de educação, coordenadoras, orientadoras educacionais, professores e alunos do PMEA. O trabalho está organizado da seguinte maneira: Um breve histórico da educação de jovens e adultos no Brasil; em seguida, retrataremos as experiências na educação de jovens e adultos no período de 1982 à 2000, dando ênfase ao programa municipal de erradicação do analfabetismo, resgatando a sua história e com um enfoque especial, as suas condições de funcionamento no ano 2000. Este estudo toma a educação de jovens e adultos como um direito social, caminho de uma cidadania moderna, ressaltando a sua importância e as mudanças na qualidade de vida que dele se utilizaram.