Carlos Tadeu da Silva. Do Universo da Angústia ao Drama Agrolunar ?
um Estudo de um curso de Educação de Jovens e Adultos.
01/04/2004
1v. 196p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Helenir Suano
Biblioteca Depositaria: FEUSP
Palavras - chave:
Imaginário, paradigma
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO DE ADULTOS
Banca examinadora:
Sueli Aparecida Itman Monteiro
Dependência administrativa
Estadual
Resumo tese/dissertação:
Trata-se de um estudo qualitativo, de cunho fenomenológico-compreensivo, no qual, além dos aspectos estruturais como a organização burocrática e as funções sócio-políticas que a escola assume, são relevados, de um prisma antropológico, o imaginário e a cultura de educadores jovens e adultos, a partir de um quadro epistemológico ampliado, tendo, então, como referencial teórico, a Antropologia do Imaginário de Gilbert Durand, a Teoria da Complexidade de Edgar Morin e a Sócio-antropologia do Cotidiano de Michel Maffesoli. A pesquisa de campo e a hermenêutica perpetrada a partir do referencial apontado, permitiram identificar, no âmbito da Educação de Jovens e Adultos, a rede de relações que se estabelece entre as imagen consteladas em torno de núcleos mitêmicos e a análise dos mitos que atribuem significados a vida, a cão e à existência, dos educadores desta modalidade do ensino formal, intentando contribuir, desse modo, para ampliação da compreensão acerca da problemática do analfabetismo e letramento das pessoas jovens e adultas no Brasil.