Carlos Tadeu da Silva. Do Universo da Angústia ao Drama Agrolunar ? um Estudo de um curso de Educação de Jovens e Adultos. 01/04/2004

 1v. 196p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Helenir Suano

 Biblioteca Depositaria: FEUSP

 

 

Palavras - chave:

 Imaginário, paradigma

 

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO DE ADULTOS

 

 

Banca examinadora: 

 Sueli Aparecida Itman Monteiro

 

 

 

Dependência administrativa

  Estadual

 

 

Resumo tese/dissertação:

            Trata-se de um estudo qualitativo, de cunho fenomenológico-compreensivo, no qual, além dos aspectos estruturais como a organização burocrática e as funções sócio-políticas que a escola assume, são relevados, de um prisma antropológico, o imaginário e a cultura de educadores jovens e adultos, a partir de um quadro epistemológico ampliado, tendo, então, como referencial teórico, a Antropologia do Imaginário de Gilbert Durand, a Teoria da Complexidade de Edgar Morin e a Sócio-antropologia do Cotidiano de Michel Maffesoli. A pesquisa de campo e a hermenêutica perpetrada a partir do referencial apontado, permitiram identificar, no âmbito da Educação de Jovens e Adultos, a rede de relações que se estabelece entre as imagen consteladas em torno de núcleos mitêmicos e a análise dos mitos que atribuem significados a vida, a cão e à existência, dos educadores desta modalidade do ensino formal, intentando contribuir, desse modo, para ampliação da compreensão acerca da problemática do analfabetismo e letramento das pessoas jovens e adultas no Brasil.