EDNA CRISTINA DO PRADO. A
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE DIADEMA-SP. 01/06/2002
3v. 120p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE
CATÓLICA DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO (CURRÍCULO)
Orientador(es):
MARIA MACHADO MALTA CAMPOS
Biblioteca Depositaria: PONTIFÍCIA
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Email
do autor:
edna.prado@bol.com.br
Palavras - chave:
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, POLÍTICAS
EDUCACIONAIS
Área(s) do conhecimento:
CURRÍCULO
Banca examinadora:
LUIS ENRIQUE AGUILAR
Agência(s) financiadora(s) do
discente ou autor tese/dissertação: CNPq
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
A presente pesquisa constitui-se em um estudo
de caso sobre a alfabetização de adultos no município de Diadema, na região
metropolitana de São Paulo. Seu objetivo é uma análise comparativa sobre a
atuação e a evolução do Serviço de Educação de Jovens e Adultos - SEJA - e do
Movimento de Educação - MOVA - no município de Diadema e chegar a uma
interpretação crítica de política municipal para a educação de jovens e adultos
no período de 1995 a
2000, no contexto das reformas educacionais brasileiras da década de 90. O SEJA
apresenta uma estrutura institucionalizada no interior da rede municipal e
corresponde a uma política pública que visa à superação da elevada taxa de
analfabetismo na cidade e à garantia de acesso e permanência no ensino
fundamental. O MOVA, como o próprio nome já sugere, traz as características dos
movimentos, cuja amplitude está condicionada às oscilações dos recursos e
interesses da sociedade civil, visando à garantia de um direito constitucional,
através de um amplo movimento de alfabetização. Entrevistas, depoimentos,
documentos e dados censitários e de atendimento foram utilizados na análise
comparativa, tendo como referenciais os trabalhos de Haddad, 1997, Di Pierro, 2000 e Bassi, 2001. Os resultados mostram que a origem e os
objetivos dos dois programas são semelhantes, mas seu funcionamento é muito
diferente. A formação e o tipo de contrato dos professores, os espaços físicos
e institucionais, as possibilidades de continuidade para os alunos, o tipo de
controle da Secretaria de Educação, entre outros, são aspectos que distinguem
bastante os dois programas. A pesquisa mostrou, ainda que no período de 1995 a 2000, a evolução dos dois
programas foi diferente, indicando que os custos menores do MOVA podem ter
levado a Secretaria a optar por uma relativa redução no crescimento do SEJA,
modalidade suplência I, no contexto da implantação do FUNDEF no município.