EDNA CRISTINA DO PRADO. A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE DIADEMA-SP. 01/06/2002

 3v. 120p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO (CURRÍCULO)

 Orientador(es): MARIA MACHADO MALTA CAMPOS

 Biblioteca Depositaria: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

 

Email do autor:

 edna.prado@bol.com.br

 

Palavras - chave:

 ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, POLÍTICAS EDUCACIONAIS

 

Área(s) do conhecimento: CURRÍCULO

 

Banca examinadora: 

 LUIS ENRIQUE AGUILAR

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CNPq

 

Dependência administrativa

  Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 A presente pesquisa constitui-se em um estudo de caso sobre a alfabetização de adultos no município de Diadema, na região metropolitana de São Paulo. Seu objetivo é uma análise comparativa sobre a atuação e a evolução do Serviço de Educação de Jovens e Adultos - SEJA - e do Movimento de Educação - MOVA - no município de Diadema e chegar a uma interpretação crítica de política municipal para a educação de jovens e adultos no período de 1995 a 2000, no contexto das reformas educacionais brasileiras da década de 90. O SEJA apresenta uma estrutura institucionalizada no interior da rede municipal e corresponde a uma política pública que visa à superação da elevada taxa de analfabetismo na cidade e à garantia de acesso e permanência no ensino fundamental. O MOVA, como o próprio nome já sugere, traz as características dos movimentos, cuja amplitude está condicionada às oscilações dos recursos e interesses da sociedade civil, visando à garantia de um direito constitucional, através de um amplo movimento de alfabetização. Entrevistas, depoimentos, documentos e dados censitários e de atendimento foram utilizados na análise comparativa, tendo como referenciais os trabalhos de Haddad, 1997, Di Pierro, 2000 e Bassi, 2001. Os resultados mostram que a origem e os objetivos dos dois programas são semelhantes, mas seu funcionamento é muito diferente. A formação e o tipo de contrato dos professores, os espaços físicos e institucionais, as possibilidades de continuidade para os alunos, o tipo de controle da Secretaria de Educação, entre outros, são aspectos que distinguem bastante os dois programas. A pesquisa mostrou, ainda que no período de 1995 a 2000, a evolução dos dois programas foi diferente, indicando que os custos menores do MOVA podem ter levado a Secretaria a optar por uma relativa redução no crescimento do SEJA, modalidade suplência I, no contexto da implantação do FUNDEF no município.