RENATA RODRIGUES DE ARAUJO. SOBRE NOÇÕES DE CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO:
MULHERES ALFABETIZANDAS TÊM A PALAVRA. 01/03/2006
1v. 132p. Mestrado. UNIVERSIDADE EST.PAULISTA
JÚLIO DE MESQUITA FILHO/RIO CLARO - EDUCAÇÃO
Orientador(es): MARIA ROSA RODRIGUES MARTINS
DE CAMARGO
Biblioteca Depositaria: IB-UNESP-RIO CLARO
Palavras - chave: Noção de sujeito, Educação de jovens e
adultos, Mulheres
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
DÉBORA MAZZA
LEILA MARIA FERREIRA SALLES
MARIA ROSA RODRIGUES MARTINS DE CAMARGO
Linha(s) de pesquisa:
Organizações Educacionais: Políticas, Gestão e
Cultura: Gestão de organizações educacionais, políticas, cultura e
subjetividades Analisar as organizações
educacionais e seus contextos sociais,políticos,econômicos,históricos e
culturais; analisar a dinâmica das organizações educacionais, considerando-se
as estruturas formais e os seus aspectos subjetivos nelas presente
Agência(s) financiadora(s) do
discente ou autor tese/dissertação:
CAPES - DS
Idioma(s): Português
Dependência administrativa
Estadual
Resumo tese/dissertação:
O trabalho busca compreender algumas noções de
constituição do sujeito, particularizando um grupo de mulheres que se reúnem em
torno de objetivos comuns - serem capacitadas para exercer uma atividade
produtiva buscando, dessa maneira, possibilidades de reinserção social. São
mulheres de baixa renda, pouca escolaridade, desempregadas, na faixa etária de
40 anos que fazem parte da recém-formada cooperativa Usina do Trabalho, em Rio Claro, SP. Tráta-se
do projeto social da empresa Multibrás, proprietária das marcas de
eletrodomésticos Cônsul e Brastemp, cujo objetivo é atender às pessoas que
estão às margens da sociedade “produtiva”, ou seja, pessoas que não possuem
escolarização básica e estão fora do mercado de trabalho. É no âmbito das
práticas educativas, que acontecem no interior da cooperativa por parte do PEJA
– Projeto de Educação de Jovens e Adultos, da Universidade Estadual Paulista, de
Rio Claro, que a pesquisadora realizou a pesquisa-participante, de caráter
qualitativo, com os seguintes objetivos: apontar, no âmbito das práticas
educativas, mobilizadas na Cooperativa do Trabalho, elementos que contribuam
para a compreensão da constituição dos sujeitos, no momento histórico atual;
apontar, no âmbito das práticas educativas, mobilizadas na Cooperativa do
Trabalho, elementos que contribuam para a compreensão da constituição dos
sujeitos, apontados por eles mesmos; buscar compreender, com base nas noções
teóricas levantadas, como os sujeitos se constituem, particularizando este
grupo de mulheres, e tomando como eixo norteador a reconstituição da trajetória
desses sujeitos, na relação com o processo de aprendizagem escolar,
compreendendo o espaço que os abriga, a Usina do Trabalho. Foram utilizados
como dados materiais para nossa análise o material produzido por meio dos
registros em diário de campo, que deram origem aos relatos da pesquisadora, os
depoimentos orais dos sujeitos envolvidos e as entrevistas gravadas e
transcritas posteriormente. A esse material lancei uma leitura, obviamente não
a única possível, aportando-me nos estudos dos autores como Morin, Bakhtin e
Vygotsky.