Isis Mota Rodrigues Dantas. "Alfabetização de Pessoas Jovens e
Adultas: estudo de caso do ALFASOL em Poço Redondo/SE". 01/03/2006
1v. 180p. Mestrado. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Maria Helena Santana Cruz
Biblioteca Depositaria: BICEN/UFS
Palavras - chave:
Educação; Política Pública; Cidadania
Banca examinadora:
Sônia Meire Santos Azevedo de Jesus
Theresinha Guimarães Miranda
Linha(s) de pesquisa:
Novas Tecnologias, Educação e Trabalho Volta-se para análise nas novas tecnologias da informação e da comunicação na sociedade e seu impacto na Educação, implicações no mundo do trabalho e na qualificação do trabalhador.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Este estudo pretende analisar no Programa Alfabetização Solidária – ALFASOL como se efetiva o potencial de transformação/democratização na educação de pessoas jovens e adultas, tendo como pressuposto, o resgate da cidadania, da igualdade e da universalidade de direitos à formação de sujeitos autônomos por meio da educação crítica. Neste, adotou-se a Pesquisa Qualitativa, tipo Estudo de Caso, com 50 ex-alfabetizandos entre a faixa etária de 25 a 85 anos que participaram no período de 1997 a 2004 do programa no município de Poço Redondo/Sergipe, buscando compreender nas suas narrativas os impactos que a alfabetização proporcionou as suas vidas. Entendemos que a trajetória do Programa junto ao Projeto Político Pedagógico desenvolvido pela Universidade Federal de Sergipe – UFS contribuiu na promoção/elevação da concepção de alfabetização/letramento e na formação de sujeitos conscientes do seu papel enquanto cidadãos. Assim, mais que alfabetizar discutiu além da importância do papel da ONG’s na efetivação de uma política de interesse comum à promoção de uma política pública de educação para pessoas jovens e adultos