Isis Mota Rodrigues Dantas. "Alfabetização de Pessoas Jovens e Adultas: estudo de caso do ALFASOL em Poço Redondo/SE". 01/03/2006

1v. 180p. Mestrado. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Maria Helena Santana Cruz

 Biblioteca Depositaria: BICEN/UFS

 

Palavras - chave:

 Educação; Política Pública; Cidadania

 

Banca examinadora: 

 Sônia Meire Santos Azevedo de Jesus

 

 Theresinha Guimarães Miranda

 

 

Linha(s) de pesquisa:

Novas Tecnologias, Educação e Trabalho  Volta-se para análise nas novas tecnologias da informação e da comunicação na sociedade e seu impacto na Educação, implicações no mundo do trabalho e na qualificação do trabalhador.

 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

 

Este estudo pretende analisar no Programa Alfabetização Solidária – ALFASOL como se efetiva o potencial de transformação/democratização na educação de pessoas jovens e adultas, tendo como pressuposto, o resgate da cidadania, da igualdade e da universalidade de direitos à formação de sujeitos autônomos por meio da educação crítica. Neste, adotou-se a Pesquisa Qualitativa, tipo Estudo de Caso, com 50 ex-alfabetizandos entre a faixa etária de 25 a 85 anos que participaram no período de 1997 a 2004 do programa no município de Poço Redondo/Sergipe, buscando compreender nas suas narrativas os impactos que a alfabetização proporcionou as suas vidas. Entendemos que a trajetória do Programa junto ao Projeto Político Pedagógico desenvolvido pela Universidade Federal de Sergipe – UFS contribuiu na promoção/elevação da concepção de alfabetização/letramento e na formação de sujeitos conscientes do seu papel enquanto cidadãos. Assim, mais que alfabetizar discutiu além da importância do papel da ONG’s na efetivação de uma política de interesse comum à promoção de uma política pública de educação para pessoas jovens e adultos