Iara Severo da Silveira. EDUCAÇÃO
DE JOVENS E ADULTOS: A PRÁTICA PEDAGÓGICA ENTRE A DIALOGIA E A EDUCAÇÃO
BANCÁRIA. 01/03/2004
1v. 121p. Mestrado. UNIV. REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS
Orientador(es): Anna Rosa Fontella Santiago
Biblioteca Depositaria: UNIJUI
Palavras - chave:
educação, ensino, alfabetizaçõa-adultos, dialogia
Área(s) do conhecimento:
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
Banca examinadora:
Viviane Ache Cancian
Linha(s) de pesquisa:
Pedagogia e Instituições da Educação Esta linha trata da pedagogia como campo específico de saber orientado ao estudo da ação pedagógica e da formulação de políticas que organizam a educação em contextos históricos específicos. Abrange também o estudo das instituições de educação na perspect
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
Esta pesquisa teve como objetivo compreender os sentidos e significados do modelo de prática adotado na construção do conhecimento numa classe de educação de jovens e adultos. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, realizada com 17 alunos oriundos da periferia da cidade que freqüentam uma escola municipal de Santa Maria, RS. A referência central da pesquisa foi a normatização específica da EJA que, nas políticas públicas de educação, propicia, hoje, amplas perspectivas anunciando fundamentos da pedagogia freireana, seja na dimensão local ou nacional. No processo investigativo, foi utilizado procedimento de análise sobre os seguintes aspectos: as diretrizes da Educação de Jovens e Adultos que colocam esta como uma modalidade de educação básica nas etapas do ensino fundamental e médio (Lei n. 9.394/96) e que, ao serem implementadas, criam um leque de possibilidades de ensino, dentro de um espaço de liberdade, inclusive para a inserção da pedagogia de Paulo Freire; o estudo de documentos institucionais e oficiais do município; observação do cotidiano da sala de aula; entrevistas, conversas informais com os alunos e professores e análise das produções escritas dos alunos conforme um roteiro preestabelecido. Tomando como ponto de partida o aporte teórico do Programa de Educação de Jovens e Adultos do município em questão, a pesquisa procurou entender os significados produzidos no processo de alfabetização dos sujeitos que freqüentam o programa da EJA e, assim, inferir se a prática educativa daquela escola valoriza a experiência existencial dos alunos como ponto de partida para a leitura das palavras, de modo prazeroso, buscando respaldo teórico em Freire, ou se parte de saberes prontos, sem uma leitura crítica da realidade. Com esta referência, a análise das práticas pedagógicas pretendeu, prioritariamente, entender se a modalidade de educação proposta está ajudando os jovens e adultos a aprenderem com a sua própria experiência e a incorporar as aprendizagens como uma ferramenta para a vida.