Geraldo Velos Ferreira. A Educação Escolar Indígena: as práticas culturais indígenas na ação pedagógica da Escola Estadual Indígena São Miguel Iauaretê (AM). 2007                                                                                                                                       

1v. 207 p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO – FACULDADE DE EDUCAÇÃO                                                                                   

Orientador: ALIPIO MARCIO DIAS CASALI                                                                                      

Biblioteca Depositaria: Biblioteca Digital PUC-SP

 

Palavras - chave:

Currículo; Educação escolar indígena; Cultura do Alto Rio Negro; Iauaretê; Escola São Miguel

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora:                                                                                                 

ALIPIO MARCIO DIAS CASALI                                                                                                         

 

Linha(s) de pesquisa:

Não foi informado pelo autor no trabalho.

Dependência administrativa                                                                                           

Estadual

 

Resumo tese/dissertação:      

Este trabalho focaliza a Região Norte do Brasil, noroeste do Estado do Amazonas, município de São Gabriel da Cachoeira, distrito de Iauaretê, Escola Estadual Indígena São Miguel. Essa região tem uma população quase exclusivamente indígena, que luta por uma perspectiva de educação diferenciada. O trabalho investiga a ação pedagógica missionária no processo de escolarização dos indígenas de Iauaretê em relação à nova proposta de Educação Escolar Indígena, buscando alternativas para a efetivação desse modelo de ensino. Também aborda o estudo sobre a educação escolar indígena e os temas que ajudam a compreender as culturas indígenas como parte indispensável na ação pedagógica da Escola Estadual Indígena São Miguel de Iauaretê. A proposta principal é a discussão em torno dos currículos adequados dentro da instituição de ensino indígena, especificamente no contexto da educação na região de Iauaretê. Isso se mostra essencialmente importante para os indígenas daquela região, e para os indígenas de outras regiões do País, pois contribui na sua formação de acordo com as necessidades da realidade que lhes é pertinente. O tema de estudo, As Práticas Culturais Indígenas na Ação Pedagógica da Escola Estadual Indígena São Miguel Iauaretê (AM), considera as próprias práticas culturais indígenas como elementos que expressam e fortalecem a sua identidade, bem como a elaboração de um currículo que atenda à singularidade da educação escolar indígena em São Miguel Iauaretê. A partir dessa proposta de educação, a valorização da língua, da memória histórica e da "ciência" de cada povo ganhará espaço, ainda que isso não signifique a desvinculação dos conhecimentos científicos, técnicos etc., construídos ao longo dos séculos pelos não-índios. Significa a produção de materiais e recursos didáticos adequados provenientes da cultura indígena para uso em uma educação propriamente indígena. Os elementos das culturas indígenas de São Miguel podem e devem ser utilizados como conteúdos curriculares validados pela comunidade local, regional e nacional.