Geraldo
Velos Ferreira. A Educação Escolar Indígena: as práticas culturais indígenas na
ação pedagógica da Escola Estadual Indígena São Miguel Iauaretê (AM). 2007
1v.
207 p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO – FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Orientador: ALIPIO MARCIO DIAS CASALI
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Digital PUC-SP
Palavras - chave:
Currículo; Educação escolar indígena;
Cultura do Alto Rio Negro; Iauaretê; Escola São Miguel
Área(s) do
conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
ALIPIO MARCIO DIAS CASALI
Linha(s) de pesquisa:
Não foi informado pelo autor no trabalho.
Dependência administrativa
Estadual
Resumo
tese/dissertação:
Este
trabalho focaliza a Região Norte do Brasil, noroeste do Estado do Amazonas,
município de São Gabriel da Cachoeira, distrito de Iauaretê, Escola Estadual
Indígena São Miguel. Essa região tem uma população quase exclusivamente
indígena, que luta por uma perspectiva de educação diferenciada. O trabalho
investiga a ação pedagógica missionária no processo de escolarização dos
indígenas de Iauaretê em relação à nova proposta de Educação Escolar Indígena,
buscando alternativas para a efetivação desse modelo de ensino. Também aborda o
estudo sobre a educação escolar indígena e os temas que ajudam a compreender as
culturas indígenas como parte indispensável na ação pedagógica da Escola
Estadual Indígena São Miguel de Iauaretê. A proposta principal é a discussão em
torno dos currículos adequados dentro da instituição de ensino indígena,
especificamente no contexto da educação na região de Iauaretê. Isso se mostra
essencialmente importante para os indígenas daquela região, e para os indígenas
de outras regiões do País, pois contribui na sua formação de acordo com as
necessidades da realidade que lhes é pertinente. O tema de estudo, As Práticas
Culturais Indígenas na Ação Pedagógica da Escola Estadual Indígena São Miguel
Iauaretê (AM), considera as próprias práticas culturais indígenas como
elementos que expressam e fortalecem a sua identidade, bem como a elaboração de
um currículo que atenda à singularidade da educação escolar indígena em São
Miguel Iauaretê. A partir dessa proposta de educação, a valorização da língua,
da memória histórica e da "ciência" de cada povo ganhará espaço,
ainda que isso não signifique a desvinculação dos conhecimentos científicos,
técnicos etc., construídos ao longo dos séculos pelos não-índios.
Significa a produção de materiais e recursos didáticos adequados provenientes
da cultura indígena para uso em uma educação propriamente indígena. Os
elementos das culturas indígenas de São Miguel podem e devem ser utilizados
como conteúdos curriculares validados pela comunidade local, regional e
nacional.