Maria Leda Loss dos Santos. Violência X não-violência nas produções
textuais em linguagem poética de alunos da Educação de Jovens e Adultos.
01/03/2003
1v. 130p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Tania Mariza Kuchenbecker Rösing
Biblioteca Depositaria: Central
Palavras - chave:
produção textual; linguagem poética; violência
Área(s) do conhecimento:
CURRÍCULO
EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Lenira Weil Ferreira
Linha(s) de pesquisa:
Ensino Fundamental Visa analisar as funções e atividades do ensino fundamental. Concentra sua atenção na qualidade da organização e desenvolvimento curriculares: linguagem, ciência da natureza, ciência da sociedade.
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: UPF
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
O presente estudo analisa a influência do meio social (violento e hostil) nas produções textuais em linguagem poética de alunos da Educação de Jovens e Adultos, produzidas no cotidiano de uma escola de ensino fundamental, que oferece essa modalidade de educação, localizada na periferia urbana da cidade de Soledade/RS. Fundamenta-se na concepção de que o sujeito se constitui a partir de sua realidade sociocultural, de que a violência manifesta-se de forma explícita através de expressões que a representam e de forma simbólica através de lacunas, de resistências e de "não ditos" e de que a linguagem poética é uma forma de expressão da sensibilidade e de desvelamento da realidade social do sujeito. Adota a pesquisa qualitativa de tendência dialética, estabelecendo uma permanente cotização entre os sujeitos, a sua produção e a realidade social, buscando perceber a presença ou não da violência nos textos dos alunos, tanto na forma explícita quanto simbólica. Utiliza como suportes metodológicos as entrevistas semi-estruturadas com professores e alunos e a análise dos textos poéticos, visualizando o conteúdo dessas produções como resultado de um processo inerente à realidade sociocultural dos sujeitos sem preocupação com a estrutura formal e estética. Os resultados da investigação indicam possibilidades de inclusão da produção textual em linguagem poética no currículo da EJA, constatam que existem fragilidades na formação de professores para trabalhar com o texto poético e revelam a dimensão das relações entre os textos produzidos pelos sujeitos e o mundo hostil e violento em que estão inseridos. Conclui que a poesia pode constituir mais um recurso de expressão capaz de conferir poder o poder da palavra - e de revelar o universo simbólico dos alunos da modalidade de ensino de EJA.