IRAN DE FÁTIMA MATIAS DE FREITAS. A FORMAÇÃO CONTINUADA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE CAMARAGIBE NO PERÍODO 1997/2000: um olhar sobre a prática. 01/11/2004

 1v. 130p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): João Francisco de Souza

 Biblioteca Depositaria: Central e Setorial do Centro de Educação da UFPE

 

Palavras - chave:

 Form de Professores; Form continuada; Prática pedagógica;EJA

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Alder Júlio Ferreira Calado

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 A formação de professor em Educação de Jovens e Adultos (EJA) constitui um grande desafio para as redes de ensino que pretendem garantir uma ação pedagógica desencadeadora de aprendizagens significativas para os alunos dessa modalidade educacional. A ausência de uma formação inicial específica que subsidie o professor para o desenvolvimento de práticas mais eficientes impulsiona os sistemas a investir na formação continuada dos professores de EJA. Este estudo analisa o impacto da formação continuada de professores de EJA na rede municipal de Camaragibe, no período de 1997/2000, na sua prática pedagógica segundo o seu olhar. É formação continuada o processo que considera a formação inicial, a prática pedagógica, a identidade profissional do professor e, no diálogo de saberes, problematiza as situações vividas na sala de aula. Elegemos como categorias teóricas a formação de professores e a prática pedagógica, fundamentadas à luz da teoria crítica, por compreendermos que essa teoria garante uma compreensão racional da realidade objetiva e é capaz de, apresentando novos saberes, contribuir para que o professor (re)elabore seus conceitos como meio para a construção do pensamento autônomo do professor e (re)significação de sua prática pedagógica. Esta pesquisa assume um caráter qualitativo, uma vez que seu objeto implica a ação/compreensão do sujeito. Para a análise, as informações foram coletadas através da pesquisa documental e da escuta dos sujeitos por meio de entrevista semi-estruturada. Apreender a visão elaborada por esses educadores e confrontá-la com o ideal da proposta de formação continuada de professores de EJA do município de Camaragibe exigiu que tivéssemos clareza do que ela significa e como se estabelece essa relação. O diálogo, fio condutor da nossa investigação, deu-se com os sujeitos, seus textos e contextos, e com as imagens do campo de pesquisa.