GARCIA, Stella de Lourdes. Alfabetização de adultos na perspectiva de educandos: experiências pessoais e sociais. 2006.166 p. Dissertação
(Mestrado). Universidade Federal de São Carlos
Orientador: Claudia Raimundo Reyes
Local: São Carlos/SP
Link: http://www.bdtd.ufscar.br/tde_arquivos/8/TDE-2006-05-05T10:59:50Z-992/Publico/DissSLG.pdf
Assunto:
1. Educação - Brasil
2. Educação de adultos
3. Alfabetização de adultos
4. Freire, Paulo, 1921-1997
5. Pedagogia crítica
Resumo:
O objetivo
deste trabalho foi identificar e analisar quais experiências pessoais e sociais
se relacionam com o início da aprendizagem da leitura
e da escrita, na perspectiva de alfabetizandos
adultos. Trata-se de uma investigação denatureza
qualitativa, cuja coleta de dados envolveu a realização de entrevistas
semi-estruturadas com seis educandos, que fizeram
parte em 2003 do Programa de Alfabetização, Brasil Alfabetizado, implantando no
município de São Carlos-SP, no qual atuamos como educadora. Em nossoreferencial teórico apresentamos a caracterização da
sociedade informacional, algumas desigualdades configuradas em seu interior e
discutimos o sentido da alfabetização crítica na perspectiva de Paulo Freire e
de autores a ele relacionados, como Henry Giroux e
Ramón Flecha. Partimosda análise dos dados que
consistiu na análise do conteúdo das entrevistas realizadas junto aos educandos. As experiências pessoais e sociais configuradas
no interior do analfabetismo foram classificadas como experiências antidialógicas, pois impossibilitavam o intercambio social elimitavam os educandos na esfera
pessoal. O aprendizado da leitura e da escrita permitiu experiências positivas
na esfera pessoal e social, possibilitando a recuperação da auto-estima, da
confiança do educando adulto e a transformação de algumas das situações de
opressão vivenciadaspelos educandos,
já que aprender a ler e escrever significa a apropriação de um instrumental que
permite a intervenção na realidade. Contudo, enfatizamos a necessidade de
práticas de alfabetização que considerem a união entre a leitura do mundo e a
leitura da palavra, que privilegiem a dialética entre a dimensão instrumental e
a comunicativa, como etapaimportante da transformação
social, que só se realiza em comunhão,