GARCIA, Stella de Lourdes. Alfabetização de adultos na perspectiva de educandos: experiências pessoais e sociais. 2006.166 p. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de São Carlos

 

 Orientador: Claudia Raimundo Reyes

 

 Local: São Carlos/SP

 

 Link: http://www.bdtd.ufscar.br/tde_arquivos/8/TDE-2006-05-05T10:59:50Z-992/Publico/DissSLG.pdf

 

 Assunto:

 

1. Educação - Brasil

2. Educação de adultos

3. Alfabetização de adultos

4. Freire, Paulo, 1921-1997

5. Pedagogia crítica

 

 Resumo:

 

O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar quais experiências pessoais e sociais se relacionam com o início da aprendizagem da leitura e da escrita, na perspectiva de alfabetizandos adultos. Trata-se de uma investigação denatureza qualitativa, cuja coleta de dados envolveu a realização de entrevistas semi-estruturadas com seis educandos, que fizeram parte em 2003 do Programa de Alfabetização, Brasil Alfabetizado, implantando no município de São Carlos-SP, no qual atuamos como educadora. Em nossoreferencial teórico apresentamos a caracterização da sociedade informacional, algumas desigualdades configuradas em seu interior e discutimos o sentido da alfabetização crítica na perspectiva de Paulo Freire e de autores a ele relacionados, como Henry Giroux e Ramón Flecha. Partimosda análise dos dados que consistiu na análise do conteúdo das entrevistas realizadas junto aos educandos. As experiências pessoais e sociais configuradas no interior do analfabetismo foram classificadas como experiências antidialógicas, pois impossibilitavam o intercambio social elimitavam os educandos na esfera pessoal. O aprendizado da leitura e da escrita permitiu experiências positivas na esfera pessoal e social, possibilitando a recuperação da auto-estima, da confiança do educando adulto e a transformação de algumas das situações de opressão vivenciadaspelos educandos, já que aprender a ler e escrever significa a apropriação de um instrumental que permite a intervenção na realidade. Contudo, enfatizamos a necessidade de práticas de alfabetização que considerem a união entre a leitura do mundo e a leitura da palavra, que privilegiem a dialética entre a dimensão instrumental e a comunicativa, como etapaimportante da transformação social, que só se realiza em comunhão, em diálogo. Os educandos entrevistados também ofereceram reflexões para educadores, bem como para a elaboração de políticas públicas na área da Alfabetização e da Educação de Adultos.