Suzineide Soares Dantas. (IN) formação de leitores: (RE) significando as práticas de leitura na alfabetização de adultos -Projeto Acreditar, Natal/RN. 01/10/2000

 1v. 120p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOA - CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO

 Orientador(es): Mirian de Albuquerque Aquino

 Biblioteca Depositaria: Bibliotecas, UFPB, IBICT, Nacional, CCSA

 

Palavras - chave:

 (IN)formação, Práticas de Leituras, alfabetização de adultos

 

Área(s) do conhecimento: CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Ivone de Lucena Figueiredo 

 

Linha(s) de pesquisa:

 Informação e Cidadania  Analisa aspectos e fatores que impedem ou facilitam a livre circulação de informação no contexto social, a fim de propor formas democráticas de coleta, organização e disseminação da Informação.

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 Analisamos as práticas informacionais de alfabetizadores de adultos, a fim de verificar como se constroí o processo de (in) formação de leitores num cenário de Educação de Jovens e Adultos -Projeto Acreditar- da Secretaria Municipal de Educação de NAtal/RN. Adotamos a abordagem qualitativa numa perspectiva descritiva e interpretativista de pesquisa. Para a coleta dos dados,utilizamos as técnicas de entrevista semi-estruturada, a observação não participante, gravação de aula em áudio, diário de campo e documentos institucionais (oficiais e textos didáticos). Foram investigadas as práticas informacionais de cinco professoras alfabetizadoras jovens e adultos que participam do Projeto Acreditar, Natal/RN,permitindo revelar a (re) significação das práticas de (in) formação de leitores, enquanto ação verbal e não verbal de geração, recepção, uso, transferência, construção e socialização de informação. Este estudo revelou que há práticas informacionais no contexto da alfabetização de adultos que podem auxiliar osalunos nas proposições democráticas visando uma cidadania de forma efetiva.Percebemos ainda que, em alguns momentos, as ações dos sujeitos sociais envolvidos nem sempres propiciam posicionamentos críticos diante de determinadas situações.Portanto, apoiada nas reflexóes aqui desenvolvidas e nos dados analisados, constatamos a necessidade doprofessor ultrapassar a extração e a reconstituição das informações dos txtos, integrando-as ao que o aluno já conhece, e que reconheça as espeficidades das suas funções para o seu desenvolvimento social e cognitivo,melhor explorando-os na interação em sala de aula. Enfim, acreditamos que a escolarização de adutltos ocorrerá de forma mais efetiva quando ações voltadas as práticas informacionais de leitura aconteceram enquanto construção dinâmica,num processo permanente de socialização entre saberes dos sujeitos envolvidos.