MARIA EDNA DOS SANTOS. A FORMAÇÃO
CONTINUADA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO. 01/03/2001
1v. 160p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - EDUCAÇÃO
Orientador(es): CÉLIA MARIA DA SILVA SALSA
Biblioteca Depositaria: Central e Setorial de Educação da UFPE
Palavras - chave:
Formação de professores;
Banca examinadora:
CÉLIA MARIA DA SILVA SALSA
MARIA ELIETE SANTIAGO
TERESINHA FRÓES BURNHAM
Linha(s) de pesquisa:
Formação de Professores e Prática Pedagógica Trata de construção de decisões,atribuição de sentido e efetivação de políticas na escola e outros espaços de aprendizagens,sendo temas de interesse profissionalização trabalho docente,currículo e cultura,educ. e gênero,cultura,etnias e educ. de jov e ad
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Este estudo investiga sobre a formação continuada dos professores do ensino médio sobre o processo de formação continuada, quando esta formação se torna mais intensa por força da Reforma legal (1996), tendo em vista as recentes transformações da sociedade brasileira. Por um lado, analisa as políticas de qualificação docente para este nível de ensino e, por outro, tenta investigar o que pensam os professores sobre a formação continuada. Apoiando-se na perspectiva de que a formação docente insere-se no processo mais amplo de formação humana tendo como referência o cotidiano escolar, objeto de problematização, reflexão e produção do conhecimento, considerando-se nesse processo as especificidades e características desta modalidade de ensino. Utilizamos como instrumento para coleta de dados além da pesquisa bibliográfica, a aplicação de questionário e entrevista. Neste contexto, os professores entendem o processo de formação continuada como algo permanente e inerente à construção da profissionalização docente seja através de alternativas isoladas ou institucionais. No ensino médio, marcado por uma estrutura dual e pela carência de políticas contínuas de formação docente, o processo de formação desenvolvido por seus professores é caracterizado fortemente pela iniciativa pessoal. Tendo a formação continuada como um dos eixo do processo de construção da qualidade da educação, concluímos enfatizando a importância de políticas que viabilizem as condições necessárias para a formação docente no âmbito geral e na unidade escolar, garantida através do projeto político pedagógico.