Sônia Regina da Luz Matos. ALFABETIZAÇÃO
DE JOVENS E ADULTOS E O SABER DO SERTÃO BAIANO. 01/01/2002
1v. 103p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL - EDUCAÇÃO
Orientador(es): MARIA EMÍLIA AMARAL ENGERS
Biblioteca Depositaria: PUCRS
Email do autor:
SONIA_MATOS@BOL.COM.BR
Palavras - chave:
ALFABETIZAÇÃO; EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Banca examinadora:
MARIA EMÍLIA AMARAL ENGERS
MARLISE HEEMANN GRASSI
Linha(s) de pesquisa:
ENSINO E EDUCAÇÃO DE PROFESSORES PRETENDE ESTUDAR O FENÔMENO DO ENSINO, BEM COMO SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO DE PROFESSORES, PROPORCIONANDO ELEMENTOS PARA TOMADA DE DECISÕES RELATIVAS A TRANSFORMAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - DS
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
Este estudo tem como objetivos compreender o significado da Alfabetização de Jovens e Adultos para alfabetizadores e alfabetizandos que participam do Programa Alfabetização Solidária/PUCRS, no município baiano de Araci-Ba; bem como compreender as possibilidades e limites das intervenções pedagógicas no processo de alfabetização, sob a perspectiva socio-histórica e cultural. O trabalho foi elaborado numa abordagem qualitativa de cunho etnográfico e as informações coletadas por meio de observação participante, diário de campo, entrevistas semi-estruturadas e análise documental. Os dados foram trabalhados por meio de uma análise de conteúdo da qual emergiram dois grandes eixos temáticos: o significado do mundo da leitura e da escrita na comunidade araciense e o significado da alfabetização de jovens e adultos como construção social e política no sertão araciense. Os resultados revelam riqueza de manifestações culturais e de conceitos de alfabetização.