Sônia Regina da Luz Matos. ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O SABER DO SERTÃO BAIANO. 01/01/2002

 1v. 103p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): MARIA EMÍLIA AMARAL ENGERS

 Biblioteca Depositaria: PUCRS

 

Email do autor:

 SONIA_MATOS@BOL.COM.BR

 

Palavras - chave:

 ALFABETIZAÇÃO; EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

 

Banca examinadora: 

 MARIA EMÍLIA AMARAL ENGERS

 

 MARLISE HEEMANN GRASSI

 

Linha(s) de pesquisa:

 ENSINO E EDUCAÇÃO DE PROFESSORES  PRETENDE ESTUDAR O FENÔMENO DO ENSINO, BEM COMO SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO DE PROFESSORES, PROPORCIONANDO ELEMENTOS PARA TOMADA DE DECISÕES RELATIVAS A TRANSFORMAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - DS

 

Dependência administrativa

  Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 Este estudo tem como objetivos compreender o significado da Alfabetização de Jovens e Adultos para alfabetizadores e alfabetizandos que participam do Programa Alfabetização Solidária/PUCRS, no município baiano de Araci-Ba; bem como compreender as possibilidades e limites das intervenções pedagógicas no processo de alfabetização, sob a perspectiva socio-histórica e cultural. O trabalho foi elaborado numa abordagem qualitativa de cunho etnográfico e as informações coletadas por meio de observação participante, diário de campo, entrevistas semi-estruturadas e análise documental. Os dados foram trabalhados por meio de uma análise de conteúdo da qual emergiram dois grandes eixos temáticos: o significado do mundo da leitura e da escrita na comunidade araciense e o significado da alfabetização de jovens e adultos como construção social e política no sertão araciense. Os resultados revelam riqueza de manifestações culturais e de conceitos de alfabetização.