Carolina Rodrigues Manzato. Educação de jovens e adultos: palavras de mulheres a respeito do processo de escolarização. 2007

 

1v. 146 p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS

 

Orientador(es): CLÁUDIA RAIMUNDO REYES

 

Biblioteca Depositária: Biblioteca Digital UFSCar

 

 

Palavras - chave:

Educação de Jovens e Adultos; Mulheres; Alfabetização; Escola.

 

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÂO

 

 

 

Banca examinadora:

 

CLÁUDIA RAIMUNDO REYES

 

SÔNIA STELLA ARAÚJO OLIVEIRA                                                                                       

 

ROSELI RODRIGUES MELLO

 

 

Linha(s) de pesquisa:

Não foi informado pela autora no trabalho.

Dependência administrativa                                                                                            

Federal

 

Resumo tese/dissertação:

O trabalho de pesquisa abordou a reintegração de algumas mulheres ao meio escolar, educandas do Programa Municipal de Educação de Jovens e Adultos de São José do Rio Preto, procurando-se compreender, neste processo, as suas razões e os seus objetivos da busca pela volta à escola. Para tanto, foram traçados os seguintes objetivos: Conhecer as primeiras experiências escolares dessas mulheres, visando identificar os fatores responsáveis pela interrupção (ou negação) do processo de aprendizado escolar, e suas implicações na presente busca pelo reingresso à escola; conhecer as razões que fazem com que mulheres não/pouco escolarizadas busquem a (re)integração no processo escolar; identificar que tipos de aprendizados a escola lhes tem proporcionado, e averiguar se esses já tiveram implicações na vida prática dessas mulheres; descobrir se há ou não satisfação, por parte dessas mulheres (caso o processo de escolarização tenha propiciado mudanças em suas vidas), em relação ao que elas têm notado a esse respeito. O amparo para as principais questões sobre as quais se fundamenta o trabalho, Educação de Jovens e Adultos- EJA, alfabetização e educação crítica , e o papel que se destinou à mulher ao longo da história, foi proveniente de autores como Paulo Freire, Sérgio Haddad, Maria Clara Di Pierro, Ana Maria Freire, Henry Giroux, Cláudia Vianna, Joan Scott, entre outros. A coleta de dados, então, se deu por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas com seis educandas, com idade entre 41 e 58 anos. A categorização e análise dos dados foram baseadas na teoria freireana, inclusive por meio de categorias abordadas por Paulo Freire em suas obras, como: opressão, marginalização, conscientização, autonomia, entre outras. O que se pode ressaltar, de antemão, é a coragem dessas mulheres, que permanecem na luta pela restauração de direitos que lhes foram historicamente negados.